PRF promove debate sobre fiscalização por velocidade média

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná sediou, nesta sexta-feira (9), um evento nacional para discutir a regulamentação da fiscalização por velocidade média nas rodovias brasileiras. O encontro, realizado no auditório da PRF em Curitiba, reuniu representantes dos Três Poderes, instituições públicas, organizações internacionais, especialistas em segurança viária e membros da sociedade civil.

A pauta central foi a discussão de projetos de lei que propõem a modernização da fiscalização de trânsito por meio do cálculo da velocidade média dos veículos em trechos monitorados — sistema já utilizado em pelo menos 27 países. A medida tem como objetivo principal reduzir acidentes e mortes em trechos críticos, como regiões de serra e áreas com altos índices de sinistros.

Segundo a PRF, a tecnologia para fiscalizar velocidade média já existe há décadas e pode ser fundamental para salvar vidas nas estradas brasileiras.

Tecnologia testada e aprovada na Europa

Fernando César Oliveira, superintendente da PRF no Paraná, defendeu a alteração do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para viabilizar a adoção dessa ferramenta:

“A tecnologia necessária já existe e é amplamente utilizada na Europa, com resultados comprovados na redução de acidentes fatais. Projetos tramitam no Congresso há mais de uma década. É hora de avançar”, afirmou.

Na Espanha, por exemplo, o sistema foi implementado em 2010 e resultou em uma redução superior a 45% nas mortes em rodovias interurbanas. José Antonio Mérida Fernández, chefe provincial de Trânsito em Zaragoza, destacou que uma queda de 5% na velocidade média pode representar 10% menos acidentes com feridos e até 20% menos mortes.

“Os radares de velocidade média provaram ser eficazes, pois incentivam o respeito aos limites e promovem uma direção mais segura”, acrescentou Mérida.

Evento integra ações do Maio Amarelo

O encontro integrou a programação do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. A agenda contou com duas palestras e quatro painéis temáticos, que abordaram os impactos da proposta sob as perspectivas da saúde pública, mobilidade, legislação e gestão pública.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da PRF no YouTube e está disponível para visualização neste link. Também foi apresentado um estudo da Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo), que reúne dados e análises de experiências internacionais com a fiscalização por velocidade média. Clique aqui para acessar o estudo.

Representatividade e apoio institucional

Entre os participantes estiveram representantes da:

  • Polícia Rodoviária Federal (PRF)
  • Sistema Único de Saúde (SUS)
  • Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR)
  • Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
  • Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
  • Ministério da Saúde
  • Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran)
  • Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS)
  • Portal Estradas.com
  • Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR)
  • Concessionária Ecovias

O debate fortalece o diálogo entre setores públicos e privados, com foco em soluções tecnológicas para a segurança viária e a preservação de vidas nas rodovias brasileiras.

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