PRF recebe cápsula para transporte aeromédico de recém-nascidos

O serviço aeromédico da Polícia Rodoviária Federal (PRF) agora conta com um novo dispositivo para transporte neonatal. Avaliado em aproximadamente R$ 170 mil, o equipamento do tipo Babypod foi oficialmente entregue na base do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), em Curitiba, e será utilizado em emergências envolvendo recém-nascidos.

O Babypod foi desenvolvido com a mesma tecnologia empregada na proteção de pilotos de Fórmula 1. Projetado para bebês de até 8 quilos, o dispositivo substitui, em muitos casos, a necessidade de incubadoras tradicionais, oferecendo uma solução mais prática, leve e segura para o transporte aéreo.

Com apenas 12,2 kg, a cápsula neonatal se destaca pela leveza — característica essencial para operações com aeronaves — e oferece benefícios como:

  • Segurança térmica e resistência mecânica
  • Sistema de fixação compatível com kits aeromédicos
  • Espuma de absorção de impacto e ampla visibilidade para a equipe médica

Além de otimizar a logística em atendimentos múltiplos, o Babypod reduz o peso total embarcado, uma vez que incubadoras convencionais podem ultrapassar 100 kg e comprometer a autonomia da aeronave.

A aquisição do equipamento faz parte de um pacote com três unidades comprado pela Prefeitura de Curitiba, por meio do Departamento de Urgência e Emergência (DUE). Uma unidade foi destinada à PRF, outra ao BPMOA e a terceira será mantida como reserva técnica.

A cerimônia de entrega contou com a presença do superintendente da PRF no Paraná, Fernando César Oliveira; do comandante do BPMOA, tenente-coronel Juliano Zanuncini; além de representantes do DUE, como a diretora técnica Keity Daniela Oliveira Arias e a diretora administrativa Katiuscia Vanessa Schiontek.

A iniciativa é resultado da articulação entre a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP), Secretaria da Saúde do Estado (SESA), Polícia Militar do Paraná (PMPR), Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e Polícia Rodoviária Federal.

Receba as nossas notícias pelo Whatsapp

você pode gostar também

Comentários estão fechados.