Aline Vezoli e Agência Brasil
A primavera inicia no Brasil nesta quinta-feira (22), marcada pela queda atípica e acentuada da temperatura e áreas de instabilidade em todo o Paraná e desenvolvimento de temporais principalmente no interior do Estado.
Com o tempo estável nesta quinta e sexta-feira (23), a temperatura mínima em Pato Branco deverá chegar a 9° C na quinta e 5°C na madrugada de sexta-feira e sábado (24). Enquanto isso, a temperatura máxima para o município nesses dias será de 18°C na quinta, 15°C na sexta-feira e 20°C no sábado.
De acordo com a meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Ligia Luiza Motta, existem dois calendários, “o calendário astronômico que a gente vai virar para a primavera e existe o calendário meteorológico, então a gente já está na primavera de acordo com esse último e as chuvas estão se comportando como chuva de primavera”.
Ligia destaca que o amanhecer com temperatura mais baixa na sexta-feira e sábado é chamado de frio tardio e, mesmo na primavera, há possibilidade de passagens de frente fria podem ocasionando declínio de temperatura.
A meteorologista explica que a primavera deve ter o comportamento já conhecido na temperatura, com expectativa de que se mantenham mais próximas do normal, com variações de massa de ar um pouco mais fria. “Não há comportamento de anomalias que a gente possa dizer que vai estar muito frio ou muito quente”, aponta. Referente as chuvas, Ligia afirma que haverá uma tendência para o tempo mais seco e chuvas abaixo da média.
“Vamos ter passagens de frente fria, é um cenário bastante comum para o Sul do Brasil, mas não é só isso que favorece a ocorrência de temporais. Essa época do ano é uma característica marcante a propagação de áreas de instabilidade com origem no Paraguai e Argentina, que vem se deslocando para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, finaliza.
Demais regiões
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período da primavera reflete uma transição entre as estações seca e chuvosa na área central do Brasil, assim como o início do transporte de umidade vinda da Amazônia.
A umidade amazônica costuma ter efeito em outras importantes áreas do país, de forma a definir como serão as chuvas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e no centro-sul da Região Norte.
De acordo com o Inmet, a primavera costuma provocar acumulados de chuva inferiores a 100 milímetros no norte da região Nordeste, principalmente no norte do Piauí e no noroeste do Ceará.
As temperaturas tendem a ficar mais elevadas em “grande parte” do Norte, interior do Nordeste e em alguns pontos da parte central do Brasil.
“Os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul podem ocorrer durante a primavera, com chuvas no Sudeste e Centro-Oeste e nos estados do Acre e Rondônia”, detalha o instituto.
“Vale lembrar que, com o crescente aumento das chuvas em grande parte do país, nesta época do ano, dá-se início o plantio das principais culturas de verão”, acrescenta o Inmet.