Os primeiros cachos de uva do plantio do Programa Municipal de Fruticultura começaram a aparecer em Palmas, e os produtores estão animados com a primeira vindima.
O secretário Municipal de Agricultura, Luis Eduardo de Araújo, explicou que o plantio tem pouco tempo e que esses cachos são da primeira floração da uva, que resultou numa safra bem pequena, como acontece em todo parreiral, mas mostra que o plantio está em pleno desenvolvimento.
“Os parreirais estão em pleno desenvolvimento e a saída dos primeiros cachos mostra que toda a dedicação a essa nova cultura no município vem gerando novas oportunidades para os produtores dos assentamentos. Inclusive, é por meio desses resultados que mais produtores mostram o interesse em ingressar na cultura. Agora, no meio do ano, será feita a poda no parreiral para potencializar a carga da safra prevista para dezembro”, disse o secretário.
Jocemir Rizi, um dos produtores do assentamento São Lourenço, já está pensando até em fazer um novo plantio da fruta. “A formação da lavoura saiu melhor que imaginava e eu não tinha experiência alguma com a uva. Fico encantado quando olho para o meu parreiral. Eu já tive pequenos parreirais, mas não tinha noção de plantio e de poda, por exemplo, agora, com o acompanhamento da prefeitura e de parceiros como o IDR Paraná e Sebrae, é outra realidade e minha intenção é plantar mais”, disse o produtor.
Comentários estão fechados.