Principal programa de formação de empreendedores do mundo, seminário é resultado da parceria entre Sebrae/PR, Faep, Senar e Sindicato Rural de Pato Branco
Capacitar e desenvolver características empreendedoras no campo com o intuito de fomentar resultados no agronegócio. Com este objetivo, entre os dias 7 e 12 de agosto, em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, aconteceu a formação de turma do Empretec Rural, que reuniu 25 jovens, em sua grande maioria filhos de produtores rurais da região. Foi o primeiro grupo formado no Paraná, nesta versão do seminário.
Resultado da parceria entre o Sebrae/PR, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Pato Branco, o Empretec Rural promoveu 60 horas de capacitações em que os participantes tiveram mais de 30 comportamentos empreendedores trabalhados.
A consultora do Sebrae/PR, Dianalu Caldato, destaca que o seminário fomenta nos participantes uma autoanálise sobre as suas características.
“Promover esse autoconhecimento permite que eles tenham a consciência, enquanto empreendedores, de utilizar suas potencialidades e conquistar o sucesso em seus negócios. Quando pensamos em desenvolvimento, é um treinamento fundamental”, pontua Dianalu.
Facilitadora do Empretec Rural, Elaine Galon, que atua desde 2005 com o programa, avalia que o seminário mostra aos empreendedores o quanto o aperfeiçoamento destas características pode impactar em seus negócios.
“Por meio das dinâmicas, eles demonstram, até de forma involuntária, as suas características e formas de agir durante determinadas situações que são provocadas no programa. À medida que demonstram isso, passamos por um processo em que comparamos como eles se comportaram e como um empreendedor age em situações semelhantes. Isso é importante para uma mudança de comportamentos que tem reflexo em suas atividades”, afirma Elaine.
Perspectivas
Participante, o engenheiro agrônomo Mateus Bedin, conta que o Empretec trouxe novas perspectivas.
“Ele nos desafia a planejarmos um pouco mais a nossa vida, seja no aspecto profissional ou pessoal. Hoje, com dez anos de formação, busco novas oportunidades. O Empretec desafia a abrirmos horizontes e levarmos tudo que aprendemos aqui para nossas atividades”, avalia Mateus.
O presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Sinauri Bedin, avalia que o Empretec é uma forma de desenvolver os participantes em vários aspectos, para além do trabalho.
“Muitos aqui administram a propriedade da família, cuidando do início ao fim do processo de gestão. Esse programa vem para agregar a vida destes jovens, colocando-os a pensarem de forma empreendedora na tomada de decisões”, conclui Sinauri.
Empretec Rural
É um programa para empresários e futuros empreendedores do agronegócio de diversas áreas, desde a produção vegetal, animal, grãos, aquicultura e de reflorestamento. A metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) é executada no Brasil, exclusivamente, pelo Sebrae em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE). O curso, que conta com subsídio de 50% do Sebrae, é o principal programa de formação de empreendedores no mundo, auxiliando no desenvolvimento das dez características empreendedoras.
Feira do Empreendedor 2023
Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, petshop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site: www.sebraepr.com.br/feiradoempreendedor.
Comentários estão fechados.