Primeiro Festival Municipal de Ginástica Artística atraí alunos e familiares

Luiz Felipe Panozzo

No Ginásio de Ginástica Artística do Unidep, a sexta-feira (9) foi mais um dia de se movimentar. Os alunos do projeto de Ginástica Artística foram os que participaram do primeiro Festival Municipal de Ginástica Artística, em um projeto que iniciou há pouco mais de três meses. Fruto da parceria entre Prefeitura de Pato Branco através da Secretaria de Esporte e Lazer, o Instituto Theóphilo Petrycoski, e do Centro Universitário de Pato Branco – Unidep, as apresentações do projeto envolveram meninos de 5 a 13 anos.

Para o professor e coordenador do projeto, Cassios Brandeleiro, a participação da família em momentos como esse, é fundamental. “Vai ser bem valioso para as crianças. Mostrar as coisas que eles estão aprendendo, onde estão evoluindo. Eles vão demonstrar para os pais e já observei durante o aquecimento que os pais estavam bem felizes com o que viram”, comentou Cassios, que também frisou o destaque que alguns alunos já apresentam. “Então eu acho bem promissor porque alguns atletas já poderão sair para o ano que vem, para a competição no alto rendimento”.

Rítmica ou Artística

A diferença entre as duas modalidades é o fato de que enquanto a Ginástica Rítmica – GR utiliza corda, arco, fitas, bola e maças unindo com dança clássica, teatro, música e movimentos corporais de alta performance a Ginástica Artística, por sua vez, é focada na técnica dos movimentos que são realizados nas argolas, no cavalo, nas traves e em outros aparelhos.

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu esteve presente no evento, e prometeu um espaço exclusivo do Município para a modalidade, tal qual a GR já possuí o Centro de Ginástica Rítmica Osiris José Guérios. “O ano que vem nós vamos estar com o Ginásio do [bairro] Menino Deus que vai ser exclusivo, como nós fizemos para o GR, com os melhores aparelhos para a Ginástica Artística também, e não apenas para o masculino, eu quero também a ginástica feminina”, acrescentou Cantu.

Benefícios

Elenir Alves dos Santos é mãe do Miguel Angelo Alves dos Santos Soares de 7 anos, um dos 65 alunos que se apresentaram. Para ela, a prática da Ginástica Artística melhorou significativamente o comportamento do filho hiperativo, além de ter achado a apresentação maravilhosa. “Ele está mais calmo, concentrado e focado. Por isso ano que vem quero manter ele no projeto.”

você pode gostar também

Comentários estão fechados.