O Procon de Pato Branco, aderindo ação do Procon-PR e Fórum dos Procons Parananenses, promove entre os 5 e 30 de setembro o mutirão online de renegociação de dívidas. Exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos Consumidor.gov.br, neste primeiro momento participarão bancos, financeiras, operadoras de telefonia, TV por assinatura, Copel, Sanepar e Lojas Pernambucanas.
De acordo com Elaine Menegola, dirigente do Procon de Pato Branco, o mutirão online atende às facilidades na hora da negociação, além de oferecer bons descontos. “Esse mutirão pela internet vai facilitar a vida do cidadão, que vai poder negociar suas dívidas, obter bons descontos e seguir com sua vida mais tranquila.”
Para participar basta fazer o registro na plataforma www.consumidor.gov.br. É fundamental informar corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos fornecedores participantes. Na hora do registro, o consumidor receberá um login e uma senha.
O consumidor deverá relatar o seu problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Os fornecedores têm o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado o prazo, o consumidor tem 20 dias para avaliar proposta.
Elaine destaca também que embora toda a tratativa ocorra dentro da plataforma, os consumidores que tiverem dificuldade poderão estar buscando o auxílio do Procon de Pato Branco, “para formalizar as tratativas”. Ainda, adianta que já está em está viabilizando via Associação Empresarial de Pato Branco (Acepb) e Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco (Sindicomércio) um mutirão de renegociação de dívidas com o comércio local. “Em breve informaremos como e quando será”.