Com a aproximação da “Black Friday”, conhecida sexta-feira de descontos, que este ano será no dia 26 de novembro, O Procon de Pato Branco aponta dicas para os consumidores evitarem fraudes e não caírem em golpes.
O objetivo é fazer com que o consumidor realize suas compras com mais segurança, evitando assim problemas futuros.
“A pandemia trouxe um aumento significativo das compras via internet, e há indícios que essa tendência seja referência para a Black Friday. Por consequência, isso deve aumentar o número de reclamações, e, principalmente por fraudes”, aponta a diretora do Procon de Pato Branco, Dra. Elaine Menegola.
Para isso, o consumidor deve permanecer atento a algumas dicas, sendo que a principal delas é sempre desconfiar de preços muitos baixos e também cuidar para não fazer um endividamento por impulso.
Caso algum consumidor, mesmo seguindo toda as orientações, sinta-se lesado ou tenha algum problema relacionado a compras durante a Black Friday, como descumprimento da oferta, publicidade enganosa, atraso na entrega, dentro outros, poderá procurar o Procon de Pato Branco, ou registrar sua reclamação no link: www.consumidor.gov.br.
Confira as dicas:
1. Monitore o preço do produto que pretende adquirir. Assim, poderá saber se o desconto é real ou se houve a prática da maquiagem do preço. Por isso, a escolha do produto deve ser preferencialmente anterior à promoção aliada à pesquisa de preços.
2. Planeje e liste os produtos que precisa ou deseja.
3. Acompanhe os preços dos produtos ou serviços. Identifique as melhores ofertas e confira os descontos.
4. Cuidado com a tentação da “oportunidade única”. O comércio eventualmente realiza liquidações, principalmente após as festas de fim de ano. Assim, se não puder gastar na Black Friday, aguarde.
5. O importante é se planejar na hora da compra, evitando agir por impulso e gastar mais do que pode. Com dinheiro em mãos, vale pechinchar descontos ainda maiores para pagamento à vista.
6. Solicite todas as informações sobre o produto e se for comprar a prazo, informe-se dos juros incidentes e do valor final que irá pagar.
7. Se verificar qualquer defeito após a compra, vale lembrar que os itens comprados em liquidações, e também peças de mostruário, têm os mesmos prazos de garantia previstos em lei, sendo possível reclamar em até 30 dias de problemas aparentes em produtos não duráveis. Para itens duráveis, o prazo vai para 90 dias, contados a partir da verificação do dano.
8. Verifique se o site é brasileiro (.com.br). Compras em sites internacionais estão sujeitas a outros custos que nem sempre são informados de forma clara e precisa. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor (CD) não se aplica, se o site não tiver representantes no Brasil.
9. Fique atento ao prazo de entrega. Principalmente se o objetivo for comprar presentes para o Natal.
10. Para se certificar que está fazendo uma compra segura, nunca utilize computadores de acesso público. Para verificar a segurança da página, clique num cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela do computador. O endereço da loja virtual deve começar com https://.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.