A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), anunciou nesta segunda-feira (13) o lançamento da cartilha “Dicas para Compra de Carros Seminovos e Usados”. O material foi criado em resposta ao crescimento expressivo do mercado de veículos usados, que registrou mais de 15,7 milhões de vendas em 2024, segundo a Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto). Este número representa um aumento de 9,2% em relação ao ano anterior.
Em 2024, o Procon-PR recebeu mais de 370 reclamações relacionadas à compra de veículos com problemas, incluindo carros em condições precárias e atendimento inadequado por parte dos vendedores. Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania, enfatiza a importância de cuidados na aquisição:
“É essencial que o consumidor esteja ciente de seus direitos e tome precauções, já que a compra de um veículo representa um investimento significativo, especialmente quando financiado.”
Principais Dicas para a Compra de Veículos
Entre as recomendações da cartilha, destacam-se:
- Submeter o veículo a uma avaliação profissional:
- Contrate um mecânico de confiança para verificar a parte mecânica, hidráulica, elétrica e a lataria.
- Confirme o estado do motor, o nível e a qualidade de fluidos como óleo e água do radiador.
- Inspecione itens de segurança, como retrovisores, freios, embreagem, para-choques e lanternas.
- Cautela com vistorias periciais:
- O consumidor deve ser informado sobre o alcance da perícia realizada.
- Mesmo com laudos técnicos, é prudente buscar uma segunda opinião de um mecânico de confiança.
Leia também
- Avança a restauração da PRC-280 com pavimento rígido de concreto
- Passeio de trem na serra do mar é eleito um dos melhores do mundo
Bancos serão notificados para garantir qualidade
Além da cartilha, o Procon-PR e os Procons municipais irão notificar as instituições financeiras que oferecem financiamentos de veículos. A recomendação é que os bancos adotem critérios rigorosos na escolha de parceiros comerciais, assegurando que os veículos vendidos apresentem qualidade condizente com o financiamento.
“Os consumidores não devem agir por impulso. Avaliar e testar o automóvel de forma minuciosa com a ajuda de um mecânico é imprescindível”, orienta Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.
Como registrar reclamações
Os consumidores que enfrentarem problemas podem registrar reclamações pelos canais de atendimento do Procon-PR, disponíveis no site www.procon.pr.gov.br/Pagina/Formas-de-Atendimento.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.