Procon-PR notifica Senacon sobre débitos automáticos não autorizados

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Pato Branco, em conjunto com outros Procons municipais do Paraná, notificou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para reforçar medidas de segurança em operações envolvendo débitos automáticos em contas bancárias.

Segundo o secretário da Justiça e Cidadania do Paraná, Valdemar Jorge, foram registradas mais de 3 mil reclamações nos últimos 12 meses, evidenciando um problema recorrente.

“O consumidor já é vulnerável nas relações de consumo e fica ainda mais fragilizado quando não há exigência clara de autorização para os débitos”, afirmou.

O documento destaca que a Resolução nº 4.790/2020 do Banco Central, que trata da autorização e cancelamento de débitos automáticos, não especifica como deve ser feita a coleta da autorização do consumidor.

O texto do Procon-PR recomenda que as instituições financeiras onde o consumidor mantém conta sejam obrigadas a:
✔ Confirmar a legitimidade da autorização solicitada pelo credor;
✔ Exigir validação via site, aplicativo ou outro canal seguro.

Principais reclamações registradas

Os consumidores relataram cobranças não reconhecidas relacionadas a:

  • Seguros;
  • Clubes de benefícios;
  • Associações e serviços não contratados.

Orientação ao consumidor

A diretora do Procon de Pato Branco, Alessandra Botelho Elias dos Santos, reforça:

“É fundamental que o correntista confira com regularidade o extrato bancário e, ao identificar um débito desconhecido, acione imediatamente o banco.”

Caso não haja solução, a orientação é registrar reclamação nos canais do Procon-PR: Formas de Atendimento Procon-PR

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