Procuradoria da Mulher de Vitorino realizou encontro “Cuidar de quem cuida” 

Uma tarde repleta de cuidados e atenção para quem cuida do próximo, assim pode ser descrita a tarde da quinta-feira (25), quando mães atípicas e cuidadores de idosos participaram, no Centro do Idoso, do Cuidar de quem cuida, uma iniciativa da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Vitorino, e que teve apoio das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde.  

A atividade ainda contou com a parceria do Senac e Sesc que foram responsáveis por palestra com psicóloga e cuidados com cabelo, e massagem, além de testes rápidos e aferição de pressão arterial.  

A vereadora e procuradora da Mulher do Legislativo de Vitorino, Elizandra dos Santos Zilio (PSD) lembra que, o Cuidar de quem cuida, foi criado a nível federal no final de 2024 onde devem ser estabelecidas políticas públicas de atenção e cuidado para mães atípicas e cuidadores de idosos. 

Ainda de acordo com Elizandra, em Vitorino a iniciativa partiu da Procuradora, ao ser observado que “existe um grande número de mulheres que no dia a dia deixam de cuidar de si mesmas, para dar atenção aos filhos atípicos, outras pessoas”. A vereadora ainda destacou que o objetivo é de que essas mulheres se sintam valorizadas e tenham um tempo para ela.  

Para a secretária de Saúde de Vitorino, Simone Lorenset Gustein a importância da iniciativa está no fato de que, “muitas vezes se pensa no paciente, mas não pensa no cuidador. Com isso passamos a ter um olhar diferente aquelas pessoas que se dedicam integralmente a seus familiares, sejam crianças, jovens ou adultos que necessitam de atenção constante.” 

Vitorino apresenta prestação de contas do 2º quadrimestre de 2025

A gerente do Sesc de Pato Branco, Cledir Nottar lembra que o Sistema S, atual em todo o estado por meio de parcerias com as procuradorias tanto da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), como as municipais em diversas ações, em especial ao Cuidar de quem cuida.  

Angela Novakowski, gerente executiva do Senac Pato Branco lembra que a participação no programa é acima de tudo, uma atenção as pessoas que “muitas vezes se doam para os outros e acabam se deixando de lado.” 

Também estiveram presentes, o prefeito de Vitorino, Marciano Vottri; o presidente da Câmara Municipal, Vnaderson Junior Echer; a secretária de Desenvolvimento Social, Fernanda Tomassoni; as presidentes, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Erecilda da Rocha Fragata e do Conselho Municipal do Idoso, Terezinha Zago.  

você pode gostar também

Comentários estão fechados.