Na quinta-feira (9), aconteceu no Ginásio Arrudão a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Neste ano, as aulas retornaram em Francisco Beltrão, após dois anos paradas devido a pandemia de covid-19. Ao todo 650 estudantes de 5º ano, de 12 escolas públicas municipais e uma da rede provada, foram formados.
O evento marca o encerramento do Programa e reuniu além de crianças e policiais, também familiares dos formandos e autoridades.
O Proerd é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Francisco Beltrão e a Polícia Militar do Paraná. Entre os objetivos estão o de ensinar as crianças a fazerem boas escolhas, por meio de aulas ministradas pelas instrutoras policiais militares soldados Thiara, Andréia e Francine.
Durante o evento, os alunos que se destacaram na redação foram premiados. A equipe da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), formada pelos soldados Campos, Souza e Orbach, fez a entrada com o Leão Daren. O soldado Paz, da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam-Canil), apresentou o cão policial Radar e realizou demonstração de faro de entorpecentes. E, ainda, foram realizados sorteios para os formandos.