A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e a Prefeitura de Mariópolis reativaram o convênio para execução do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
O projeto, que já era realizado no município ficou suspenso por mais de dois anos devido à pandemia de covid-19. Nesta retomada, que iniciou na segunda-feira (26), serão contempladas as turmas de 5º anos das Escolas Municipais Padre Eduardo Machado e Professora Amélia Lara.
O Proerd é desenvolvido por policiais militares devidamente capacitados. O intuito é informar e prevenir as crianças quanto aos malefícios do álcool e das drogas e também orientar os pais sobre como lidar com o assunto em casa.
“O Proerd tem como objetivo ensinar as crianças, habilidades para que saibam fazer escolhas seguras e saudáveis, para que escolham ficar longe das drogas e da violência. Ensina ainda habilidades para desenvolver uma comunicação eficaz, sabendo se expressar corretamente. Também são tratados, durante as aulas do Proerd, valores de cidadania, respeito, educação e responsabilidade, tudo isso trabalhado em aulas divertidas, com a interação dos alunos e o envolvimento da comunidade escolar. Afinal, o Proerd é um trabalho conjunto entre a Escola, a Família e a Polícia Militar”, explicou o soldado Giovani Lascoski do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária.
Para a diretora do Departamento de Educação, Samira Dal’ Sant, esse trabalho vem para fortalecer as ações de cidadania desenvolvidas nas unidades de ensino. “Sabemos da importância de projetos como o Proerd e o impacto deles na vida das crianças. Ações como essa contribuem com o trabalho pedagógico das escolas e com o futuro desses alunos”, comentou.