O professor Anderson Medeiros do Colégio Estadual Cívico Militar Cândido Portinari, localizado em Ampére, no Sudoeste, salvou a vida de um aluno que se engasgou bebendo água durante a aula. O incidente ocorreu esta semana quando o educador, ao ser alertado por outros estudantes, agiu prontamente para socorrer o aluno em dificuldade.
Medeiros, que havia recebido treinamento especializado em primeiros socorros, utilizou a manobra de Heimlich, uma técnica de emergência para salvar vítimas de engasgamento. “Ao perceber o aluno com falta de ar, me aproximei e apliquei a manobra, restabelecendo sua respiração”, declarou o professor. Graças à sua ação rápida e eficiente, o aluno se recuperou e conseguiu continuar assistindo à aula.
Este feito é um testemunho da eficácia do Programa Brigadas Escolares, no qual o professor Medeiros foi capacitado em 2023. O programa, uma iniciativa conjunta da Defesa Civil, Secretaria de Estado da Educação e Corpo de Bombeiros, oferece treinamento em primeiros socorros e combate a incêndios para professores e funcionários de escolas.
Comemorando dez anos, o programa já capacitou mais de 81 mil profissionais, incluindo 9 mil no último ano, e foi reconhecido pelo governo federal como uma “Boa Prática” no eixo “Defesa Civil na Escola”.
A diretora da escola, Isolina Bernadete, enfatizou a importância desse treinamento, destacando como ele prepara os educadores para lidar com emergências não apenas na escola, mas em qualquer lugar.
O coronel Fernando Schunig, coordenador estadual da Defesa Civil, também ressaltou a relevância do programa para a segurança no ambiente escolar. Segundo ele, incidentes como o ocorrido em Ampére demonstram o sucesso do programa e reforçam o compromisso do Governo do Estado em expandir a iniciativa, garantindo tranquilidade e segurança para todos os alunos do Paraná.
Este episódio serve como um lembrete da importância de treinamento em primeiros socorros, especialmente para profissionais da educação, provando que tais habilidades podem salvar vidas em situações críticas.
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