Nos dias 5 e 12 de novembro acontecerá o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tem como objetivo examinar e qualificar o estudante que está concluindo o Ensino Médio. Além de que marcará a volta da Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) como a banca do Enem 2023. Pensando nisso, o Diário do Sudoeste entrevistou a professora Aline Benato Soares para explicar as mudanças na correção da redação.
Como funciona o Enem
O primeiro dia de prova é composto pela Redação, 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas. Já no segundo dia serão cobradas 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões Matemática e suas Tecnologias.
A Redação é considerada por muitos a parte mais importante de toda a prova, devido ao candidato tem maiores chances de tirar 1000, a nota máxima, auxiliando na nota final. Ela é avaliada por 5 Competências, cada uma com peso máximo de 200 pontos.
De forma resumida, a Competência 1 avalia o domínio da escrita formal da língua portuguesa, a Competência 2 a compreensão ao tema apresentado, Competência 3 a seleção, relação, interpretação e organização das ideias, fatos e argumentos, Competência 4 o entendimento dos mecanismos linguísticos para a elaboração da argumentação e a Competência 5 é a proposta de intervenção respeitando os direitos humanos.
Competência 1
Atualmente, a competência está dividida em desvios e em falhas gramaticais. A tolerância dessa competência é de dois desvios e um erro. Portanto, se cometer dois erros de vírgula já haverá um desconto na pontuação.
Os desvios incluem, acentuação, ortografia, hífen, maiúsculas/minúsculas, separação silábica/translineação e escolhas de registro – informalidade, marcas de oralidade e escolhas lexicais imprecisas. Já as falhas gramaticais abrangem, truncamento, justaposição, excesso, falta ou duplicação de palavras – elementos sintáticos, regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo sintático e emprego de pronomes.
A Professora sugere o uso de travessão, dois pontos e as inversões sintáticas para melhorar a estilística do texto.
Competência 2
Ela avaliará o projeto de texto estratégico, necessário para que o candidato tenha uma redação organizada com todas as informações e ideias. Outro ponto, é retomar a tese na conclusão, caso contrário perderá pontos. Anteriormente, costumava-se orientar a retomar a tese, agora é obrigatório.
Competência 3
Aline reforçou que a banca deseja que os corretores sejam rigorosos na correção da argumentação e que é necessário que se preste atenção para que não haja nenhuma lacuna argumentativa e que todos os argumentos tenham fonte, sejam legitimados. Além disso, repertórios pertinentes são extremamente essenciais, já que a Cebraspe é uma banca de concursos públicos, então será exigente.
Competência 4
Este ano, exigir-se-á no mínimo 3 conectivos por parágrafo e 2 conectivos entre os parágrafos. Alguns conectivos interparágrafos não pontuam, por exemplo: primeiramente, a priori/a posteriori, em primeiro lugar, em primeira análise, atualmente/antigamente, dessarte/destarte e ainda com sentido de perpetuação (ainda com sentido de ademais pontua). Em vez desses, sugere-se utilizar: diante desse cenário, à vista desse problema e posto que.
Competência 5
Deve-se solucionar o problema por meio da proposta de intervenção e retomar a tese. Deve-se compor a proposta de intervenção com uma ação (conjugada no infinitivo), agente, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento, aconselhando-se detalhar o máximo possível. A professora aconselha fazer duas propostas para a segurança na correção da conclusão.
Tema do Enem 2023
Acredita-se que com a Cebraspe o tema da redação será complexo e aprofundado, e assim solicitado ao candidato que trabalhe com alguma minoria e apresente uma solução para ela, explicou Aline.
De acordo com ela, os possíveis eixos temáticos são saúde (pandemia), educação (alfabetização), tecnologia (inteligência artificial), mercado de trabalho (trabalho análogo à escravidão), meio ambiente e desenvolvimento sustentável (emergências climáticas), diversidade e inclusão social (cegos, criança/infância, terceira idade/idosos). A professora ressalta que se deve estudar eixos temáticos e não temas específicos, pois estudando o eixo, o candidato estará preparado para mais de um tema.
Comentários estão fechados.