Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) aprovaram a proposta apresentada pelo Governo Federal na Mesa Temporária e Específica do dia 14 deste mês e decidiram encerrar a greve. O retorno das atividades didático-acadêmicas está previsto para a próxima segunda-feira (24).
Decisão da Assembleia da UFPR
A decisão foi deliberada em assembleia convocada pela Associação dos Professores da UFPR (APUFPR) e realizada nesta quinta-feira (20), com grande participação dos docentes. Os professores da UFPR estavam em greve desde o dia 15 de abril. O Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES havia solicitado a realização de novas assembleias locais para avaliar as propostas do governo apresentadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pelo Ministério da Educação (MEC), e decidir sobre a continuidade ou encerramento da greve.
Na votação, a maioria dos docentes decidiu pela saída coletiva da greve, com 240 votos favoráveis, 130 votos pela continuidade da greve e quatro abstenções. Quanto à data de retorno às atividades acadêmicas, a proposta de retorno na próxima segunda-feira (24) venceu com 174 votos, enquanto a proposta de retorno após a análise do CNG recebeu 139 votos, além de oito abstenções.
LEIA MAIS
- Servidores municipais receberão primeira parcela do 13º salário na próxima semana
- Curitiba recebe primeiro voo direto de Santiago, no Chile, da companhia JetSmart
Encerramento da Greve na UTFPR
Os professores da UTFPR também decidiram pelo encerramento da greve, com 210 votos favoráveis, 179 contrários e 12 abstenções. O retorno às aulas na UTFPR será organizado em conjunto com o sindicato nacional (ANDES), e uma nova assembleia está marcada para terça-feira (25) para discutir a data específica de retorno.
Calendário Acadêmico da UTFPR
O calendário acadêmico da UTFPR será suspenso no dia 5 de julho para permitir a reposição do calendário, que será debatida em detalhes. As disciplinas poderão ser canceladas, repostas ou o semestre poderá ser trancado.
A greve dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) permanece sem previsão de retorno.
UFPR emite nota sobre a decisão dos professores
Em respeito à decisão democrática estabelecida em assembleia e considerando o fato do calendário acadêmico ainda estar vigente, a Administração da Universidade orienta as coordenações de curso, departamentos, docentes e estudantes pelo retorno às suas atividades na referida data.
A Administração da Universidade dará prioridade, a partir de hoje, à elaboração de uma proposta de readequação do calendário acadêmico do ano letivo de 2024, tendo como objetivo levar a proposta para a análise e deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) na data de 25/06 (próxima terça-feira).
A proposta de readequação do calendário deverá ser norteada pelas diretrizes apresentadas à Comunidade Acadêmica no dia 13/06 pela gestão da UFPR em conjunto com os diretores de setor.
Desde já, a Administração da UFPR se coloca inteiramente à disposição de estudantes, técnico-administrativos, docentes, coordenações de curso, chefias de departamento, Fórum de Coordenadores e Direções de Setor/Campi para esclarecimento e sugestões quanto à readequação do calendário acadêmico.
A UFPR conta com a participação e a colaboração de todos na discussão da readequação do calendário acadêmico e na sua efetiva implantação, visando principalmente a formação das nossas estudantes e dos nossos estudantes.
Comentários estão fechados.