Na manhã deste sábado (29), profissionais da ativa e da reserva das forças de segurança pública do Estado do Paraná realizaram uma manifestação em Pato Branco. Entre as principais reivindicações estão o aumento salarial e a reposição de perdas por conta da inflação.
A concentração do movimento aconteceu na Praça Presidente Vargas. Os manifestantes organizaram uma carreata, que saiu da praça, passou por várias ruas da região central e seguiu até a região do 3º Batalhão de Polícia Militar, no bairro Menino Deus. No local, os manifestantes cantaram o hino nacional.
De acordo com Mauro Edson dos Santos, policial militar da reserva, a categoria estaria há 10 anos sem aumento salarial, e sem reposição das perdas pela inflação há pelo menos seis. Segundo ele, um desconto recente de 11% na folha de pagamento para previdência também teria afetado o rendimento da categoria e contribuído para o endividamento de muitos policiais e bombeiros.
No próximo dia 07/02, uma mobilização deverá ser realizada em Curitiba, reunindo policiais, bombeiros e outros profissionais de segurança pública. De acordo com Santos, uma caravana do Sudoeste deverá estar presente no ato.