Programa CastraPet em Ampére e Mariópolis

O deputado estadual Luiz Fernando Guerra anunciou nesta sexta-feira (18) que os municípios de Ampére e Mariópolis serão contemplados com o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná). As castrações estão previstas para o dia 12 de novembro em Ampére e para 20 de janeiro de 2025 em Mariópolis, com a expectativa de 100 castrações em cada cidade.

Controle populacional e saúde pública

O deputado Luiz Fernando Guerra destacou a importância do CastraPet Paraná para o controle populacional de animais e para a redução da transmissão de zoonoses. Ele explicou que a iniciativa atende aos pedidos dos municípios e contribui para a qualidade de vida das comunidades ao combater o abandono de animais e promover a saúde pública.

“O projeto CastraPet não só desempenha um papel crucial no controle da população de animais de rua, como também beneficia a saúde pública, uma vez que diminui a propagação de zoonoses. Trata-se de uma iniciativa que instrui, sensibiliza e modifica a forma como nossa comunidade interage com os animais”, afirmou Guerra.

Fase atual do programa e metas

Essa é a 4ª fase do CastraPet Paraná, que terá início em 1º de novembro de 2024 e terminará em abril de 2025, beneficiando 175 municípios do estado. Ao todo, o governo investirá R$ 9.625.000,00 no programa, com o objetivo de atingir a marca de 107 mil animais esterilizados em 324 municípios do Paraná. A iniciativa é voltada exclusivamente para pets de baixa renda, atendendo também organizações da sociedade civil e protetores independentes.

LEIA TAMBÉM

Sobre o CastraPet Paraná

O CastraPet Paraná é coordenado pelo Instituto Água e Terra (IAT) e tem como objetivo controlar o crescimento descontrolado da população de cães e gatos no estado. O programa atua em parcerias com os municípios e foca na conscientização da população sobre a importância da castração para a saúde dos animais, na prevenção do abandono, e nos cuidados essenciais como vacinação, desvermifugação, e visitas regulares ao veterinário.

O CastraPet está inserido no conceito de Saúde Única, que relaciona as saúdes ambiental, animal e humana, promovendo um ambiente mais saudável e compassivo para os animais e suas comunidades.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.