Em um movimento para incentivar resultados educacionais e proporcionar novas experiências pedagógicas, o programa de intercâmbio “Ganhando o Mundo”, criado pelo governo do estado e organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), já levou desde 2019, 1.240 estudantes da rede estadual para países de língua inglesa na América do Norte, Europa e Oceania.
A partir deste ano, o programa expandirá seu alcance incluindo diretores de escolas estaduais. De acordo com Roselaine Marin da Silva, técnica pedagógica do Núcleo de Educação de Pato Branco, quatro diretores da região foram selecionados para participar desta iniciativa. “Dos cem diretores que foram convocados no Paraná, quatro são do Núcleo de Pato Branco”, afirmou Roselaine. Esta é a primeira vez que o programa inclui diretores.
Além dos diretores, o programa também continua a atender alunos da rede estadual. Ao todo, 27 alunos foram convocados para a próxima etapa do intercâmbio. “A nova convocação dos alunos conta com 27 estudantes. Eles embarcam no ano que vem,” explicou. Os alunos selecionados para o intercâmbio ficam no exterior por um período de até cinco meses, hospedados em residências de famílias locais cadastradas para recebê-los.
“O programa é focado em ampliar as possibilidades das práticas pedagógicas, permitindo que professores e diretores adquiram novas experiências que possam ser aplicadas na educação aqui no Paraná da melhor maneira possível,” destacou Roselaine. Antes do embarque, os diretores participarão de uma formação on-line organizada pela Universidade Diego Portales, em Santiago, Chile. Esta formação faz parte de uma parceria entre a universidade e o governo do estado e visa preparar os participantes para a continuidade do processo educacional durante a estadia no exterior.
Diretores de escolas
Luiza Kupchak, diretora do Colégio Estadual de Pato Branco, é uma das gestoras educacionais selecionadas no programa e ressaltou a importância do programa para o desenvolvimento profissional dos educadores. “A partir do momento em que nós, diretores, temos a possibilidade de saber que estamos realizando um bom trabalho e obtendo bons resultados aqui, e vamos ter a oportunidade de conhecer uma outra realidade em outro país, certamente crescemos como profissionais. Além disso, podemos levar nossas experiências bem-sucedidas para compartilhar com os diretores de lá.” avaliou.
Ela explica que o processo de seleção para os alunos leva em consideração o desempenho acadêmico, frequência escolar, participação em atividades adicionais como o inglês, entre outros. Para os diretores, os critérios incluem a gestão escolar e os resultados dos alunos.
A escolha do Chile como destino para os diretores foi uma decisão estratégica do governo do estado, visando estudar modelos educacionais eficazes. Este programa piloto para os diretores terá a duração de quinze dias, durante os quais os participantes terão a oportunidade de observar e aprender sobre a gestão escolar no Chile.
Ainda em 2024, o programa levará 200 gestores das escolas estaduais para a capacitação de duas semanas no Chile, com embarques programados para agosto. O investimento total será de aproximadamente R$ 5 milhões.
Além disso, uma nova edição do “Ganhando o Mundo Agrícola” levará alunos dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio para Iowa, nos Estados Unidos, um estado líder em tecnologia agrícola.
A primeira edição do Ganhando o Mundo Professores ocorreu no Canadá e na Finlândia, com a participação de 96 docentes. As vagas foram disponibilizadas para professores ou pedagogos cursistas, assim como para professores ou pedagogos formadores do programa de educação continuada “Formadores em Ação”.
O intercâmbio representa uma oportunidade única para os profissionais da educação aprimorarem suas habilidades e conhecimentos, fortalecendo assim a qualidade do ensino nas escolas estaduais do Paraná.
Comentários estão fechados.