O programa Ganhando o Mundo, uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, alcançou um marco importante ao enviar 950 alunos da rede estadual de ensino para um semestre letivo no exterior. Os embarques para o primeiro semestre de 2024 foram concluídos com a ida de 36 estudantes para a Nova Zelândia no último sábado (10). A próxima leva de intercambistas, composta por 50 alunos, está programada para viajar aos Estados Unidos em agosto.
Os destinos dos alunos neste ano incluem Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Inglaterra, com um total de 400 estudantes indo para o Canadá, 250 para a Nova Zelândia, 250 para a Austrália e 50 para a Inglaterra. O programa visa proporcionar uma experiência acadêmica internacional enriquecedora, permitindo aos jovens estudar línguas estrangeiras, conhecer sistemas educacionais de excelência mundial e imergir em culturas distintas.
A maioria dos participantes tem entre 15 e 16 anos. Para muitos, esta viagem representa a primeira experiência internacional ou até mesmo o primeiro voo de avião. Ao retornarem ao Brasil, esses estudantes terão a oportunidade de compartilhar suas vivências e aprendizados com colegas nas escolas de origem.
A seleção para o Ganhando o Mundo foi rigorosa, com mais de 12 mil inscritos disputando as vagas. Os critérios incluíam média acima de 7, frequência mínima de 85% nas aulas, resultados na Prova Paraná Mais, certificações na plataforma Inglês Paraná e participação como Aluno Monitor.
O investimento do Governo do Estado nesta edição do programa ultrapassa os R$ 81,2 milhões, sendo esta a maior edição do Ganhando o Mundo até o momento. Os recursos cobrem todos os custos da viagem, incluindo alimentação, hospedagem, transporte, documentação, matrícula escolar no exterior, materiais didáticos, uniformes, além de um auxílio mensal de R$ 800,00 para cada aluno durante o intercâmbio.
Anteriormente, o programa já havia beneficiado 100 estudantes com intercâmbios no Canadá e na Nova Zelândia, e 40 alunos tiveram a chance de estudar na França no segundo semestre de 2023. Com essas ações, o Governo do Paraná reafirma seu compromisso com a educação e o desenvolvimento pessoal e acadêmico de seus jovens estudantes.
Comentários estão fechados.