O Programa Mulher Segura Paraná tem sido amplamente debatido em Pato Branco por meio de eventos que reúnem autoridades, servidores e a população, especialmente mulheres. O objetivo é promover e fortalecer o combate à violência doméstica e ao feminicídio, com foco na conscientização e no empoderamento feminino. Esses encontros visam difundir informações essenciais e reforçar a luta contra a violência, criando um ambiente mais seguro e protegido para todas as mulheres.
O Programa Mulher Segura Paraná, uma iniciativa do governo estadual, pretende garantir a segurança e a proteção, reforçando os direitos das mulheres. O programa atua de forma integrada com diversas instituições, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Secretarias Estaduais e Municipais, para oferecer um atendimento mais eficaz e humanizado às vítimas. Entre as ações do programa, destacam-se a criação de redes de apoio e a promoção de campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância de combater a violência contra a mulher. Além disso, palestras, oficinas de defesa pessoal, primeiros socorros, prevenção de crimes e orientações sobre os órgãos paranaenses que atuam na rede de proteção à mulher também são disponibilizados no programa.
Mulher Segura Paraná na Câmara
Na quinta-feira, dia 4, a Câmara de Vereadores de Pato Branco foi palco de um desses encontros. Autoridades civis e militares se reuniram para discutir e reforçar a importância das ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Entre os temas tratados, destacaram-se a Lei Maria da Penha, o atendimento realizado por cada órgão estadual e municipal na rede de enfrentamento e os serviços oferecidos pelo município às vítimas de violência doméstica.
A delegada chefe da Delegacia da Mulher, Keila Mafioletti, ressaltou a importância da integração e capacitação dos órgãos envolvidos na proteção às vítimas. “O evento foi uma das fases da operação Mulher Segura, onde trabalhamos diretamente com o público através de palestras, orientações e diversas programações voltadas à conscientização das vítimas sobre seus direitos. É de extrema importância a atuação integrada dos órgãos de segurança pública, bem como dos órgãos municipais que trabalham com a rede de proteção, para estabelecer um fluxo de atendimento que atenda às necessidades das vítimas e as encaminhe aos órgãos necessários”, explicou Keila.
O presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco, Eduardo Dala Costa, destacou a importância do evento realizado: “O programa vem para alertar as mulheres de que toda violência deve ser condenada, seja ela física, sexual ou assédio. Ele traz a participação de lideranças e das forças policiais, junto com a comunidade, contribuindo com o programa do governo do estado Mulher Segura Paraná”, reiterou Dala Costa.
Estiveram presentes ainda, o major Anderson Marcelo Figueredo, Subcomandante do 3° BPM; o vereador Rodrigo José Correia, a inspetora Chefe da PRF de Pato Branco, Flávia Danielle Barros da Silva; o delegado Chefe da 5ª SDPSr. Helder Andrade Lauria; e representantes da Câmara de Vereadores de Vitorino.
Largo da Liberdade
Outra etapa de debates integrando o programa aconteceu neste sexta-feira, 5, no Largo da Liberdade. Desta vez o evento foi direcionado especialmente aos próprios órgãos da rede de proteção, ao sistema municipal com a participação de servidoras que trabalham diretamente com vítimas de violência doméstica.
“Este evento é um complemento, uma capacitação e alinhamento dos servidores, para garantir que todas as vítimas sejam atendidas conforme suas necessidades. Estamos aqui para fazer um alinhamento, uma espécie de capacitação dos servidores”, acrescentou a delegada Keila Mafioletti.
A delegada esclareceu que os eventos são uma apresentação à sociedade dos principais órgãos que fazem parte da rede de proteção, para que as vítimas saibam quais são os seus direitos e a quem procurar.
O encontro contou com a participação das servidoras da Secretaria da Assistência Social, Secretaria de Saúde e da Secretaria do Meio Ambiente,
Comentários estão fechados.