Escolhidos terão participação societária, aporte financeiro, apoio operacional, tático e estratégico; Evento terá transmissão ao vivo
Acontece amanhã (18/05) a terceira etapa do Starting 2023, um programa de aceleração diferenciado e idealizado pela Start Growth. Com 118 startups de todo Brasil inscritas, a ação pretende escolher três finalistas que receberão aporte financeiro de até R$ 7 milhões de um fundo de investimentos, apoio operacional, tático e estratégico para impulsionar o crescimento dos negócios.
O evento será realizado na sede da Start Growth, em Curitiba (PR) e terá representantes dos ecossistemas de empreendedorismo e startups do Paraná que incluem o Vale do Pinhão, Sebrae, Habitat Senai/FIEP, Inovação Fecomércio, Condor Connect, Honey Island Capital, TM3 Capital, Malbec Angels e Uex. Outros investidores, empreendedores e mentores de startups convidados também vão participar. O público poderá acompanhar tudo ao vivo, às 17h, pelo www.youtube.com/startgrowth
“As finalistas serão selecionadas após avaliações mais profundas, levando em consideração diversos aspectos como planejamento, estratégias de vendas e crescimento, índice de satisfação dos consumidores, potencial do produto, perfil dos sócios, cultura interna, relacionamento com investidores passados, conversas com fornecedores e clientes”, explica Marilucia Pertile, fundadora e sócia da Start Growth.
No rumo certo
O Starting 2023 surgiu da necessidade de empreendedores de startups em tracionar as vendas e desenvolver as áreas do negócio que ainda precisam de suporte para alcançar lucratividade e crescimento de escala.
Com um método próprio validado – testado e comprovado como eficiente – o programa de aceleração permite que as empresas escolhidas tenham uma base sólida para expandir de forma mais assertiva.
“Essa abordagem é crucial, uma vez que escalar de maneira desordenada e sem direção pode levar as startups a terem dificuldades em manter a qualidade de seus produtos ou serviços, além de aplicar recursos desnecessários em relação às demandas dos clientes”, destaca Marilucia.
Dentre os exemplos de sucesso de empresas aceleradas pela Start Growth, a Pontomais – atualmente a maior plataforma de gestão e controle de ponto eletrônico do Brasil – é um caso emblemático. Com o suporte financeiro e o trabalho da equipe, a empresa conquistou 21 mil clientes em apenas seis anos, ampliou sua rede de representação para 1.200 canais e manteve-se por quatro anos consecutivos na lista do Great Place to Work, que aponta ótimos lugares para trabalhar. Esses resultados chamaram a atenção de grandes grupos e a Pontomais foi adquirida pelo Grupo VR (Vale Refeição).
Outro exemplo é a Vhsys, desenvolvedora de um sistema de gestão empresarial voltado a pequenos e microempreendedores. Com o apoio estratégico e financeiro da Start Growth, a Vhsys quadruplicou de tamanho em apenas dois anos, aumentou sua base de clientes e fortaleceu a presença no mercado. O resultado foi a aquisição pela fintech Stone.
Conhecer para resolver e sobreviver
A dedicação em trabalhar junto com o idealizador da startup e conhecer a fundo suas necessidades de aprimoramento para sanar as dores dos clientes traz enormes benefícios.
Segundo a pesquisa The Top 12 Reasons Why Startups Fail – da companhia americana CB Insights, que fornece inteligência de mercado sobre empresas privadas e atividades de investidores – de cada dez startups que começam a funcionar, sete encerram as atividades entre dois e cinco anos de existência.
Entre os motivos mais comuns que levam ao fechamento estão a falta de dinheiro, o modelo de negócio falho, as questões jurídicas e até mesmo a desarmonia na equipe.
“Logo que nos tornamos sócios das novas startups, planejamos, operacionalizamos, investimos, assumimos risco e escalamos o negócio junto com o empreendedor. Colocamos a mão na massa para criar a máquina de vendas, usamos nossa rede de contatos e experiência para tracionar o negócio. Esse trabalho conjunto dá mais segurança para crescer de maneira sustentável. Essa proximidade e o fato de não ficarmos distantes, apenas acompanhando a operação, como faz grande parte do mercado de aceleradoras e incubadoras, é um de nossos diferenciais e maiores trunfos”, complementa a especialista Marilucia Pertile.
Fonte: Assessoria
Comentários estão fechados.