O projeto de extensão da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) campus de Pato Branco, Feira Orgânica dos Bairros de Pato Branco, levou, no último sábado (5), os consumidores para uma excursão nas propriedades de famílias agricultoras de Itapejara D’Oeste.
A excursão fez parte da programação da Semana da Alimentação Saudável, inicialmente programada para outubro e adiada devido as chuvas. A programação também contou com palestras sobre o câncer de mama e o impacto dos agrotóxicos na alimentação.
A visita foi possibilitada por entidades como a UTFPR, o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR), Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural (Assessoar) e a Plataforma da Comida Saudável. A Feira de Orgânico também contou com o apoio da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) da UTFPR.
No total, 40 consumidores participaram da excursão e puderam conhecer a COOPAFI, a UPVF da família Lino, ambos em Itapejara D’Oeste, além de participar da visita e almoço à agroindústria de embutidos no sítio Lora, na comunidade Independência, em Pato Branco.
Miguel Ângelo Perondi, coordenador do projeto de extensão, comenta: “Nosso foco é valorizar o alimento saudável, seja orgânico ou de processos artesanais que evitem o uso de ultraprocessados”.
“Impressionante como as pessoas ficaram maravilhadas com a possibilidade da gente fazer eventos que conectem o consumidor urbano com o produtor rural genuíno, aquele verdadeiro produto da colônia, que é algo muito rico que há em Itapejara d’Oeste e que nós queremos valorizar aqui em Pato Branco.”, comentou.
Segundo o professor, as palestras realizadas antes da excursão tiveram como enfoque a relação do câncer de mama com a alimentação saudável, do ponto de vista da alimentação com o agrotóxico, “o quão importante é uma boa alimentação para evitar o câncer de mama, nós organizamos essa excursão para conhecer bons exemplos de conexão do campo com a cidade para adquirir alimentos saudáveis”.
O programa teve como foco a participação da população pato-branquense, porém, contou com a adesão de pessoas de outros municípios. “As pessoas ficaram maravilhadas com a possibilidade de eventos que conectem o consumidor com o produtor rural genuíno, aquele verdadeiro produto da colônia”, conclui.