Projeto Sesc Saúde Mulher levará exames gratuitos à Renascença

Sesc Saúde Mulher realizará mais de 400 atendimentos com foco no diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero.

Moradoras do município de Renascença, no sudoeste do Paraná, serão contempladas com mais de 400 exames gratuitos, divididos entre mamografias e citopatológicos(Papanicolau). Os atendimentos do Projeto Sesc Saúde Mulher ocorrerão de 23 de abril a 9 de maio de 2025, de segunda a sábado, das 8h15 às 17h, na Rua Nereu Ramos, 820, em frente ao Centro de Saúde. A iniciativa tem o objetivo de promover o bem-estar das mulheres da região, com foco no rastreamento precoce dos cânceres de mama e do colo do útero.

Os exames preventivos são essenciais para identificar as doenças nas fases iniciais e aumentar as chances de acesso a tratamentos mais assertivos e eficazes. A ação será realizada por uma equipe multiprofissional, formada por três técnicas de radiologia, duas enfermeiras e uma auxiliar administrativa, garantindo a realização dos procedimentos com qualidade e segurança.

De acordo com a Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer (IARC), ligada àOrganização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é que os casos de câncer de mama cresçam 38% em todo o mundo até 2050. As mortes relacionadas a essa neoplasia devem crescer 68% nesse mesmo período. 

Já o câncer do colo de útero, causado pela infecção por papilomavírus humano (HPV), é responsável por mais de 17 mil casos e cerca de 6 mil mortes por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença são: tabagismo, uso prolongado de pílulas anticoncepcionais e, principalmente, praticar relações sexuais sem o uso de preservativos. 

Prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 17% dos casos de câncer de mama podem ser prevenidos por meio da adoção de hábitos de vida saudáveis, como alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e realização de exames periódicos. A amamentação também é considerada um fator protetor que ajuda a reduzir os riscos.

A vacina contra o HPV, responsável por 90% dos casos de câncer do colo do útero, é oferecida gratuitamente pelo SUS para meninas e meninos de 09 a 14 anos, além de pessoas imunocomprometidas de 09 a 45 anos. Além da vacinação, é fundamental realizar o rastreamento regular, através do exame citopatológico (Papanicolau). 

Projeto Sesc Saúde Mulher

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é uma resposta à elevada incidência de cânceresno Brasil e representa um apoio importante ao Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero, do Ministério da Saúde. O objetivo do projeto écontribuir com a prevenção das doenças, por meio do rastreamento, realizado por exames de mamografia e citopatológicos, além de ofertar ações de educação em saúde.

O Sesc Saúde Mulher iniciou suas atividades em agosto de 2017, com foco em ampliara cobertura dos exames em todo o Paraná. Em especial, para as pacientes da faixa etária entre 50 e 69 anos, que devem realizar a mamografia a cada dois anos; e aquelas entre 25 e 64 anos, que devem realizar o citopatológico (dois exames anuais consecutivos e, se normais, trianuais). Desde o início do projeto, já foram realizados mais de 12 mil exames de mamografias e citopatológicos.

Também são realizadas ações educativas voltadas à promoção à saúde para a comunidade, por meio de oficinas lúdicas, rodas de conversa, palestras em escolas, associações e grupos.  Na realização das atividades, são abordadas várias temáticas com foco na saúde sexual e reprodutiva, incluindo a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, respeito à diversidade sexual, prevenção à violência doméstica eplanejamento familiar.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher atua em parceria com as prefeituras municipais.

Receba as nossas notícias pelo Whatsapp

você pode gostar também

Comentários estão fechados.