Na 29ª edição do Concurso Agrinho, realizado pelo Sistema Faep, ocorrida na segunda-feira, 4 de novembro no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, três projetos foram premiados na categoria Experiência Pedagógica. Esses projetos destacaram a integração entre os meios rural e urbano, alinhando-se ao tema “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”. Cada professor responsável foi contemplado com um automóvel zero quilômetro. O programa Agrinho conta com o apoio do Governo do Paraná.
Primeiro Lugar: Empreendedorismo e Sustentabilidade
A professora Ana Paula Lazzeris Ghellere, da Escola Municipal Serafin Machado de Souza, em São Miguel do Iguaçu, conquistou o primeiro lugar com um projeto que abordou o conceito de empreendedorismo, explorando as interações entre o campo e a cidade. O trabalho destacou as oportunidades de atuação em ambos os contextos, promovendo a compreensão da sustentabilidade e valorização das profissões.
Ana Paula já havia sido premiada em 2017, quando começou a trabalhar com o Agrinho. “Ser premiada é uma sensação indescritível, pois mostra a valorização do professor. O Agrinho faz a gente acreditar na educação e que somos capazes de transformar. Esse prêmio é resultado de muito trabalho, dedicação e envolvimento de toda a comunidade,” disse Ana Paula, emocionada. “Meus alunos aprenderam sobre sustentabilidade, preservação ambiental e a importância de valorizar todas as profissões, seja no campo ou na cidade.”
Segundo Lugar: A Rota do Milho e Integração Rural-Urbana
A professora Juliete Gomes da Silva Póss, da Escola Municipal Caetano Vezozzo, em Cambará, ficou em segundo lugar com um projeto que investigou a cadeia produtiva do milho, promovendo reflexões sobre sustentabilidade e a conexão entre os setores rural e urbano. Inspirada pela curiosidade de um aluno, Juliete guiou a turma por todas as etapas da produção, desde o plantio até a comercialização.
Juliete, filha de trabalhadores rurais analfabetos, hoje é doutoranda em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). “Dedico esse prêmio às famílias, aos meus alunos e àqueles que vivem pela educação. A conquista é a realização de um sonho,” declarou Juliete, que se emocionou ao celebrar o momento ao lado de seu marido e filho.
Terceiro Lugar: Valorização do Aluno do Campo
Em terceiro lugar, a professora Idana Cristina Menon, do Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora de Fátima, em Irati, desenvolveu um projeto que valorizou os alunos da zona rural e ressaltou a importância dos trabalhadores rurais. Idana buscou promover um intercâmbio entre os mundos urbano e rural, destacando a produção local de alimentos.
“Há 15 anos, deixei de atuar em uma escola urbana para trabalhar no campo. Na cidade, eu recebia presentes como chocolates, mas no interior, comecei a receber alimentos frescos, como repolho e batata. Isso me fez perceber a importância de integrar esses dois mundos,” explicou Idana. “Ganhar esse prêmio é o auge da valorização que já recebi como professora.”
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Confira abaixo um resumo dos projetos
1º lugar – Ana Paula Lazzeris Ghellere
Escola Municipal Serafin Machado de Souza
São Miguel do Iguaçu
Projeto: “Escolhemos o hoje, para mudar o nosso amanhã. Empreendendo do campo à cidade”
Unindo o conhecimento do campo às inovações da cidade, a ideia central do projeto foi mostrar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I que empreendedores, tanto rurais quanto urbanos, são pessoas que buscam soluções criativas para os desafios do cotidiano e devem estar comprometidos com um futuro sustentável. A experiência reforçou virtudes como respeito, valorização do trabalho e do meio ambiente, destacando o impacto positivo de pequenas atitudes. As atividades incluíram jogos educativos, pesquisas, músicas, livros, palestras, entrevistas, estudos de campo, confecção de brinquedos com materiais recicláveis e apresentações à comunidade escolar.
2º lugar – Juliete Gomes da Silva Póss
Escola Municipal Caetano Vezozzo
Cambará
Projeto: “A rota do milho do campo à cidade: Cultivando conexões, colhendo oportunidades”
Realizado junto a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, o projeto teve por objetivo integrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a cadeia produtiva do milho, de forma interdisciplinar. A iniciativa surgiu a partir da curiosidade manifestada pelos estudantes em sala de aula. O projeto contemplou uma série de ações educativas, que envolveram visitas a plantações, agroindústrias, uma cooperativa e supermercados. Essas ações permitiram aos estudantes compreenderem as etapas da cadeia produtiva do milho, do cultivo e processamento à comercialização. Além disso, a iniciativa incluiu palestras e a criação de um site educativo, que compartilhou o conteúdo aprendido.
3º lugar – Idana Cristina Menon
Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora de Fátima
Irati
Projeto: “Exuberâncias do campo, sabores do nosso chão”
A experiência foi desenvolvida com alunos do 7º ano, de uma escola do campo, no distrito de Guamirim, no Sudeste do Paraná. O mote do trabalho envolveu a relação entre o campo e a cidade, envolvendo, em especial, a alimentação saudável. A partir de diálogo, interação, pesquisa, palestra com profissional da área e toda a socialização em sala de aula, cada aluno destacou um produto cultivado em sua casa, bem como um prato produzido por sua família utilizando tal produto. Criou-se, ainda, uma revista e um folder, que foram enviados para uma escola da cidade de Irati. Houve interação, diálogo e novas experiências, compartilhados através de uma colheita e um lanche com sabores da roça.
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