Quaest: Ratinho Junior encurta vantagem de Lula para 2026

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), aparece como um dos nomes mais competitivos da direita para as eleições presidenciais de 2026. De acordo com a nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (17), Ratinho registra 36% das intenções de voto em um eventual segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aparece com 41%, uma diferença de apenas 5 pontos percentuais.

O resultado mostra uma redução na margem em relação à sondagem de março, quando Lula vencia Ratinho por 42% a 36% — uma distância de 6 pontos. O desempenho reforça o potencial de crescimento do governador paranaense no cenário nacional.

Governadores lideram entre adversários de Lula

Entre os governadores que aparecem como possíveis adversários de Lula, Ratinho Junior empata tecnicamente com Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, que também marca 37% contra 41% de Lula. Outros nomes do campo da direita, como Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil), têm desempenho inferior: ambos registram 33%, contra 42% de Lula.

A pesquisa também revela que Ratinho Junior tem desempenho superior ao de Eduardo Bolsonaro (PL), que aparece com 33%, contra 43% de Lula. Já Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, pontua com 36%, também enfrentando Lula com os mesmos 43%.

Cenário de primeiro turno e preferência do eleitor bolsonarista

Em cenários de primeiro turno, Ratinho Junior se consolida como nome de destaque entre os pré-candidatos da direita, superando Ronaldo Caiado em até duas vezes e ficando à frente de Romeu Zema com três vezes mais intenções de voto. Ele também aparece muito próximo de Ciro Gomes (PDT), que já disputou quatro eleições presidenciais e tem reconhecimento nacional consolidado.

A pesquisa Quaest também investigou a preferência do eleitorado de Jair Bolsonaro, caso o ex-presidente não dispute o pleito. Ratinho Junior aparece como terceira principal opção, com 9% das menções, atrás de Tarcísio de Freitas (15%) e Michelle Bolsonaro (13%). Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal têm 8% cada.

Metodologia da pesquisa

A sondagem foi realizada pela Quaest Consultoria entre os dias 10 e 14 de julho de 2025, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o território nacional. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.