Os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados em junho pelo Ministério do Trabalho, apontaram que em maio deste ano, foram admitidos 810 trabalhadores no comércio de Pato Branco. No mesmo período, 720 desligamentos ocorrerem no setor, resultando assim um saldo de 90 postos de trabalho abertos.
Já o setor de serviço, que envolve alojamento e alimentação, transporte e outras áreas, foi responsável pela contratação de 593 pessoas, ao mesmo tempo que foram desligados 544 trabalhadores, resultando na abertura de 49 postos de trabalho.
Como forma de qualificar e fortalecer os segmentos do comércio e de serviço pato-branquense, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está promovendo cursos gratuitos e com certificação.
Neste momento estão sendo ofertados quatro opções de cursos: técnicas em recepção em meios de hospedagem; serviços de garçom/garçonete; vendedor em shopping e técnicas de negociação em vendas, com carga horária de 15h a 21h.
“O comércio de Pato Branco é referência para diversos municípios da região. São mais de 8,5 mil pessoas de outros locais que, diariamente, fazem compras com comerciantes pato-branquense”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla, ao completar ainda que além de vender os seus produtos, gerar emprego e renda o comércio apresenta “o que é Pato Branco para pessoas de outras localidades”. Para Colla, “o aperfeiçoamento da equipe, fortalece ainda mais esses empreendedores.”
Ainda com relação ao comércio, Colla lembra que, “o comerciante sofreu grandes impactos com a pandemia, assim como outros profissionais e empreendedores. Mesmo assim, em 2021 adicionaram à economia de Pato Branco cerca de R$ 1,5 bilhões, somente na geração de emprego e renda.”
Carreta do Conhecimento
Também fazendo parte das ações do Qualifica Pato Branco, na quinta-feira (14), a Carreta do Conhecimento, do do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi estacionada na praça Presidente Vargas ofertando aulas práticas para os cursos de mecânico de freios, suspensão e direção de veículos leves.
“A unidade móvel é altamente equipada e simulará um ambiente prático para as atividades do curso”, explica a Suzana Baggio, chefe da Divisão de Turismo e Desenvolvimento, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O curso é direcionado para o setor automotivo e totaliza uma carga horária de 200h.
O programa oferta ainda cursos para às áreas confecções, construção civil, metalmecânico, moveleiro, tecnologia da informação, comércio, serviços, gastronomia e hotelaria.
Próximos cursos
Os próximos cursos a serem ofertados são:
– Desenvolvimento de sistemas;
– Instalação e manutenção de aparelhos de ar condicionado;
– Operação de sistemas de refrigeração industrial;
– Manutenção em refrigeração comercial e instalação de câmaras;
– Montagem e Manutenção de Câmaras Frigoríficas.