Uma grande rachadura no solo danificou pelo menos uma residência no bairro Vila Izabel, em Pato Branco. A alteração no terreno causou um desnível que transpassou a rua das Oliveiras. Nesta quarta-feira (19), a rua de calçamento estava fechada para o trânsito de veículos.
De acordo com o Adir Pegoraro, em entrevista para a página Olho Vivo Paraná, os moradores da casa danificada começaram a perceber as rachaduras na residência, que foram aumentando gradativamente.
O Diário não encontrou os proprietários da residência na tarde desta quarta. Conforme imagens mostradas pelo canal, o incidente causou diversos danos na casa, como rachaduras nas paredes, no piso, em uma escada da área externa e em muro. A residência foi interditada pelas autoridades.
Moradores de outras residências, que não quiseram se identificar, disseram que as rachaduras na rua já foram percebidas no último sábado (15). Danos em muros já haviam sido percebidos no último dia 11 de outubro, conforme disse Pegoraro à página Olho Vivo Paraná. Ele disse ainda que superfícies de gesso e porcelanato começaram a ficar danificadas já no sábado de manhã (15).
Equipes da prefeitura estiveram no local. Os moradores acreditam que a rachadura possa ser uma consequência das chuvas torrenciais registradas na última semana em Pato Branco. Porém, ainda não há uma explicação oficial para o que tenha causado a rachadura.
Quando o solo fica encharcado ele perde resistência a compressão, provavelmente isso foi causado pela elevação do lençol freático que desestabilizou o solo.