O evento teve como público-alvo os construtores parceiros do Grupo, que utilizam o serviço de correspondência da Caixa para financiar a venda de seus empreendimentos
Um dos objetivos do Grupo Rafa Negócios, empresa ligada ao ramo imobiliário, é oferecer um serviço completo na sua área de atuação, tanto para seus clientes, quanto para os corretores e também seus parceiros construtores. Para isso, está sempre propondo ações que possam acrescentar benefícios aos negócios. Foi assim que, pela primeira vez depois do afrouxamento dos protocolos sanitários que vigoraram durante a pandemia, convidou seus parceiros construtores para participar de uma palestra com a advogada Marilda Kotarski, especialista em Direito Imobiliário.
“A informação que chega até o consumidor é que cabe ao construtor oferecer garantia de 5 anos sobre a edificação, mas é preciso esclarecer o que abrange essa garantia. O mau uso ou falta de manutenção predial, por exemplo, faz com que ela se perca. Esclarecer essas questões através dessa palestra foi importante porque abrimos um leque de informações para que os construtores saibam como agir quando forem buscados para solucionar problemas”, explica Rosélia.
importância do conhecimento
A palestrante, Marilda Kotarski, acredita que conhecimento é poder. “Eu sei que é clichê, mas ‘o direito não acolhe aos que dormem’. Ou seja, é imprescindível que os construtores, assim como arquitetos, conheçam seus direitos e deveres”, diz. Isso porque, explica a advogada, na condição de fornecedores, eles possuem responsabilidade objetiva para que possam identificar o problema e se sobre ele incide ou não essa incumbência. “Muitas vezes os fornecedores se tornam vulneráveis, visto que desconhecem quais verificações e argumentos devem ser feitos para identificar a origem do dano, que pode resultar em sua responsabilidade ou isenção quanto a indenização, ou seja, reparação do dano ao consumidor”, alerta.
Tendo isso em vista, Marilda diz que a atitude da Rafa Negócios é essencial, visto que não se busca somente a venda do imóvel, mais o auxílio a todo o processo aos construtores, incluindo assessoria jurídica. “Isso é formar uma parceria no sentido de consultoria preventiva, ainda intervindo junto ao consumidor, que por vezes precisa entender que também possui responsabilidades sobre a conservação do imóvel”, sobressai.
Conforme Rosélia Camine, uma das proprietárias do Grupo Rafa Negócios, o público-alvo foi escolhido porque, em todos esses anos de atividade dentro do mercado imobiliário, percebem a necessidade de esclarecer algumas informações para quem compra/vende um imóvel, cultura que não era comum em nossa região e que muitas vezes transforma o sonho da casa própria em pesadelo.
Queixa e resolução
Marilda diz que, entre as queixas que vão parar na justiça, a maior incidência está ligada a pequenos reparos no imóvel, como fissuras, umidade, atraso na entrega da obra, acabamentos.
“Quando ocorre esse tipo de problema, a primeira via a ser buscada, no meu entendimento é a conciliação, visto que as vezes uma pequena conversa e atenção ao fato/consumidor pode resultar na resolução, evitando desgaste em processos judiciais”, avalia.
Negócios lucrativos
Para a advogada, quando se fala em venda de imóvel, vai-se além da entrega de um produto. “Estamos falando de entrega e realização de sonhos. Neste viés, é importantíssimo que a construtora conheça sua responsabilidade e o limite desta, para que não se torne refém de seu próprio negócio. Acreditamos que, além de empreendedores, temos homens de negócios que buscam, dentre outros, o sucesso financeiro, e possuir conhecimento sobre o assunto é essencial para o próprio sucesso”, afirma a advogada.
“O que expomos foi o que o construtor pode fazer para diminuir o número de reclamações”, conta Rosélia. “Nosso desejo é oferecer um serviço completo, incluindo o suporte de informação e acompanhamento jurídico, para que nossos parceiros saibam que podem contar com a gente”, finaliza.