
O Litoral do Paraná foi cenário de mais uma etapa dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) no último fim de semana, reunindo atletas, turistas e amantes do automobilismo em uma programação intensa de provas e atividades. O destaque ficou para a 38ª edição do Rally da Graciosa, evento tradicional promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), em parceria com as prefeituras locais.
Entre sexta-feira e domingo, o rally movimentou os municípios de Antonina, Morretes e Quatro Barras, com a presença de mais de 50 veículos e centenas de espectadores. As disputas integraram as modalidades de rally de velocidade, rally de regularidade e subida de montanha, percorrendo trechos históricos como a icônica Estrada da Graciosa, uma das mais antigas vias do país.
Rally de Velocidade
Na principal categoria do Rally de Velocidade, a dupla do Rio Grande do Sul formada por Bernardo Reuwsaat e Sidinei Broering venceu as duas provas na categoria Rally 5, com o VW Up TSI. Na Rally 5 Light, a liderança foi de Eduardo Tonial e Murilo Spironelo, que competiram com um Peugeot 207.
“Foi uma grande disputa, um rally incrível com um roteiro novo. Não poderia ter sido melhor. Tudo foi maravilhoso e, com certeza, estaremos de volta no ano que vem”, afirmou o piloto campeão Bernardo Reuwsaat.
“Foi um rally cheio de emoções. Há tempos eu não participava de uma prova tão disputada. Vencemos por apenas 37 centésimos. Parabéns à organização e à região, que é belíssima”, declarou o navegador Sidinei Broering.
Subida de Montanha e Regularidade
Na Subida de Montanha, o piloto Eduardo Cenci, com um Porsche 718 Cayman GTS, foi o mais rápido nos dois dias de prova. Já no Rally de Regularidade, a dupla José Augusto Leite e José Anselmo Bettini venceu a categoria Clássicos, com apenas 743 pontos perdidos (PP) em seis horas de percurso — resultado de grande precisão.
Esporte, turismo e economia integrados
O diretor de Inovação e Desenvolvimento da SEES, Tiago Campos, destacou o impacto positivo da competição.
“Estamos usando o esporte como indutor do turismo, gerador de emprego, renda, desenvolvimento econômico e também para movimentar o nosso Litoral neste período de menor fluxo de visitantes”, afirmou.
A prefeita de Antonina, Rozane Osaki, reforçou a importância do evento para o município:
“É uma oportunidade única de mostrar a beleza e a força do nosso município. Além de movimentar o turismo, o rally traz uma energia especial às nossas ruas, promovendo cultura, economia e entretenimento”.
Para o diretor de Esportes de Morretes, Luan Perim, a ação representa uma abertura de oportunidades:
“É um evento que traz muita visibilidade para o município na parte esportiva. Esperamos firmar muitos outros projetos em parceria com o Governo do Estado”.
Os Jogos de Aventura e Natureza seguem até o dia 27 de julho, com programação distribuída em sete municípios do litoral paranaense.
Resultados oficiais do Rally da Graciosa
Rally de Velocidade – Prova 1 (sexta-feira)
Rally 5 Light:
- Eduardo Tonial / Murilo Spironelo – Peugeot 207 – 41:01,08
- Julio Cartaxo / Rodrigo Vicari – Peugeot 206 – 46:18,68
- Charles Luvizotto / Florence Luvizotto – Peugeot 206 – 51:07,52
Rally 5:
- Bernardo Reuwsaat / Sidinei Broering – VW Up TSI – 39:37,19
- Tiago Klimaczewski / Felipe Klimaczewski – VW Up TSI – 39:49,62
- Vitor Hugo Boff / Rafael Lodea – Peugeot 207 – 40:40,72
Rally 4:
- Leandro Brustolin / Andrey Karpinski – Renault Clio RS – 48:27,79
Prova 2 (sábado)
Rally 5 Light:
- Eduardo Tonial / Murilo Spironelo – Peugeot 207 – 26:58,49
- Julio Cartaxo / Rodrigo Vicari – Peugeot 206 – 28:25,58
- Charles Luvizotto / Florence Luvizotto – Peugeot 206 – 35:02,10
Rally 5:
- Bernardo Reuwsaat / Sidinei Broering – VW Up TSI – 25:10,27
- Tiago Klimaczewski / Felipe Klimaczewski – VW Up TSI – 25:10,64
- Vitor Hugo Boff / Rafael Lodea – Peugeot 207 – 27:38,44
Rally 4:
- Leandro Brustolin / Andrey Karpinski – Renault Clio RS – 32:08,32
Subida de Montanha
Prova 1 (sexta-feira):
- Eduardo Cenci – Porsche 718 Cayman GTS – 10:47,15
- Sydnei Savi – BMW M340I – 11:00,40
- O Gringo Rachador – Audi RS3 – 11:16,79
Prova 2 (sábado):
- Eduardo Cenci – Porsche 718 Cayman GTS – 5:44,5
- Mario Zerbetto – BMW 330I E46 – 5:45,6
- Edu Pneufree – Subaru Impreza WRX – 5:46,6
Rally de Regularidade (domingo)
Novatos:
- Maurício Galvão / Maurício Nero – 3946 PP
- Acir Adão / Camilo Fontana – 8218 PP
- Francesco Esposito / Luigi Esposito – 19015 PP
Turismo:
- Jonathan Volkmann / Ariadne Volkmann – 7677 PP
- Vinicios Mickos / Antonio Santiago Neto – 14072 PP
- Guilherme Zavataro / Leonardo Miranda – 50212 PP
Graduados:
- Egon Hobi / Marlon Zill – 2425 PP
- Ronaldo Paske / Edna Paske – 2638 PP
- Ricardo Colla / Leandro Ferreira – 3207 PP
Históricos:
- Vinicius Santos / Andrea Orasmo – 2675 PP
- Xavier Makita / Francisco Makita – 3665 PP
Clássicos:
- José Augusto Leite / José Anselmo Bettini – 743 PP
- Pedro Bochnia / Estephani de Azevedo – 2215 PP
- Maurício Pelini / Ruy Pelini – 2936 PP
Neo Clássicos:
- Nicolas Ciruelos / Giulia Muggiati – 4309 PP
- Douglas Dias / Esiel Dias – 5961 PP
- Max Loeffler / Mariano Zalloco – 7964 PP
Comentários estão fechados.