O 32º Rally Transparaná entrou na reta decisiva após a chegada dos competidores a Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, na noite de quarta-feira (18), ao fim do quarto dia de prova. O trecho entre Londrina e Siqueira Campos foi um dos mais longos e exigentes da edição, superando os 300 quilômetros, com aproximadamente oito horas de disputa.
A etapa foi marcada por mudanças de terreno, poeira intensa, calor e desgaste físico dos participantes, reforçando o título do Transparaná como o maior rally de regularidade do mundo. A premiação do dia ocorreu na Sport Bay, em Siqueira Campos, com presença de autoridades, shows e entrega de cestas básicas a entidades locais.
Próximas etapas passam por Castro e Colombo
A competição segue nesta quinta-feira (19) rumo a Castro, nos Campos Gerais, com chegada prevista no Parque Lacustre e premiação programada para as 20h. Na sexta-feira (20), os competidores enfrentam o penúltimo trecho, entre Castro e Colombo, com chegada no Bosque da Uva e cerimônia de premiação também às 20h.
O grande encerramento está marcado para sábado (21), quando os participantes largam de Curitiba, a partir das 8h, na Academia da Polícia Militar, no Guatupê, em direção à Praia Central de Guaratuba. No Litoral, será celebrada a conclusão de um percurso superior a dois mil quilômetros, cruzando o Estado do Oeste ao Litoral.
Evento impulsiona turismo e economia regional
Para o diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria de Estado do Esporte do Paraná (SEES), Tiago Campos, o Rally Transparaná reafirma o modelo de política pública que integra esporte, turismo e desenvolvimento regional. Segundo ele, o evento movimenta a economia das cidades hospedeiras, fortalecendo a rede hoteleira, restaurantes e o comércio local.
Ao longo do trajeto, a competição já passou por municípios como Guaíra, Umuarama, Maringá e Londrina, impulsionando o setor de serviços e consolidando o rally como importante ferramenta de promoção turística.
Pato perde para Fortaleza e freia reação no NBB
Turismo sobre rodas ganha destaque
O evento também fortalece o segmento de Turismo Sobre Rodas, atraindo participantes de diversos estados brasileiros. De acordo com Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR), o Estado se destaca pela diversidade de paisagens, segurança e infraestrutura adequada para campistas e caravanistas.
Segundo os organizadores, cerca de 30 veículos inscritos são de fora do Paraná, com representantes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e Santa Catarina. Entre os paranaenses, o rally também é oportunidade de conhecer diferentes regiões do próprio Estado.
Programação especial marca encerramento em Guaratuba
A chegada à Praia Central de Guaratuba contará com programação aberta ao público. A partir do meio-dia, a Banda Fundação Elétrica inicia as apresentações. A previsão é de chegada da primeira moto às 14h e do primeiro carro às 15h.
Às 17h, haverá apresentação da Banda da Polícia Militar, seguida de show de Wheeling às 18h. A premiação da etapa final começa às 18h30, e a premiação geral do 32º Rally Transparaná está marcada para as 19h30, encerrando oficialmente a edição 2026.
Promovido por entidades do automobilismo e motociclismo paranaenses, em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Esporte e com apoio do Viaje Paraná, o Transparaná consolida-se como vitrine do esporte de aventura e estratégia de fomento ao turismo regional.
Mais informações podem ser consultadas no site oficial do evento: https://www.transparana.com.br/index.php





