O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), alcançou um novo recorde de aprovação popular e chegou a 85,5% entre os eleitores paranaenses em janeiro de 2026. O dado consta na mais recente pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta sexta-feira (23).
O resultado supera a melhor marca anterior registrada pelo governador, que havia sido de 85% no levantamento realizado em agosto do ano passado. A nova aferição consolida a trajetória de crescimento gradual da avaliação positiva da gestão estadual ao longo dos últimos meses.
Avaliação positiva cresce ao longo de 2025
De acordo com a série histórica apresentada pela Paraná Pesquisas, a aprovação do governo Ratinho Junior vem aumentando de forma consistente. Em maio de 2025, 80,5% dos entrevistados avaliavam a gestão como positiva. O índice subiu para 81,4% em julho, alcançou 85% em agosto e, agora, chegou ao patamar de 85,5% em janeiro de 2026.
Os números indicam estabilidade em patamar elevado e reforçam a percepção favorável do eleitorado em relação à administração estadual.

Aprovação é equilibrada entre homens e mulheres
O levantamento mostra que a aprovação do governador é praticamente igual entre homens e mulheres. Entre os entrevistados do sexo masculino, o índice foi de 85,5%, enquanto entre as mulheres chegou a 85,4%.
Os maiores percentuais de aprovação aparecem nas faixas etárias de 35 a 44 anos, com 88,2%, e de 25 a 34 anos, com 86,2%. O desempenho também se destaca entre os eleitores com ensino médio completo, grupo no qual a aprovação atinge 88,2%.
Confira nova pesquisa para o governo do Paraná
Maioria avalia governo como ótimo ou bom
No detalhamento da avaliação administrativa, 74,8% dos entrevistados classificaram o desempenho de Ratinho Junior à frente do Governo do Paraná como ótimo ou bom. Outros 15,8% consideram a gestão regular.
No campo da avaliação negativa, apenas 7,3% dos eleitores afirmaram que o governo é ruim ou péssimo, percentual considerado baixo em relação ao conjunto da amostra.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa da Paraná Pesquisas ouviu 1.300 eleitores em 54 municípios do Paraná, entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2026. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-08451/2026.





