Ratinho Junior autoriza promoções para 51.267 servidores

O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou, nesta sexta-feira, 4 de abril de 2025, promoções e progressões de carreira para 51.267 servidores estaduais do Poder Executivo do Paraná. Com um impacto financeiro anual estimado em R$ 276,3 milhões, a medida beneficia profissionais de diversos quadros que atendem aos requisitos em 2025 e anos anteriores, reforçando a valorização do funcionalismo público.

Quadros Beneficiados e Critérios

A iniciativa abrange servidores dos Quadros Próprios da Agepar (QPA), Bombeiro Militar (BM), Auditor Fiscal (CRE), IAPAR, Instituições de Ensino Superior (IEES), Procuradores (PGE), Polícia Militar (PM), Educação Básica (QFEB), Adapar (QPDA), Detran (QPDE), IDR-Paraná (QPIDR), Magistério (QPM), Polícia Civil (QPPC), Poder Executivo (QPPE), Peritos Oficiais (QPPO), Polícia Penal (QPPP), Secretaria da Saúde (QPSS) e celetistas. Os critérios incluem estabilidade, merecimento (desempenho), capacitação, escolaridade ou titulação.

Ratinho Junior destacou o planejamento estadual como base para a medida. “Cortamos gastos ao longo da gestão, possibilitando investimentos recordes e grandes obras. Agora, avançamos na valorização dos servidores com promoções e progressões”, afirmou. A progressão é a passagem para uma referência superior na mesma classe, baseada em desempenho e qualificação, enquanto a promoção eleva o servidor a uma classe superior, alternando entre antiguidade e merecimento.

Impacto na Educação

Na área da educação, cerca de 10 mil professores e pedagogos do QPM iniciaram 2025 com progressões. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a legislação permite avanços a cada dois anos para quem cumpre os requisitos, exceto aposentados ou em licença particular. A medida fortalece a carreira do magistério e reconhece o esforço dos profissionais da rede estadual.

Receba as nossas notícias pelo Whatsapp

você pode gostar também

Comentários estão fechados.