Ratinho Junior consolida força política ao eleger prefeitos nas principais cidades

Os candidatos a prefeito apoiados pelo governador do Paraná, Ratinho Junior, tiveram um desempenho expressivo nas eleições municipais deste domingo (6), vencendo nas principais cidades do estado. O apoio do líder estadual foi determinante para a vitória dos candidatos do Partido Social Democrático (PSD) e de outras legendas da base aliada, consolidando o protagonismo político do governador em diversas regiões do Paraná.

Vitórias na Região Metropolitana de Curitiba

Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o apoio de Ratinho Junior foi decisivo para a reeleição e eleição de prefeitos em importantes municípios. Em Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD) avançou para o segundo turno com 313 mil votos, correspondendo a 33,51% dos votos válidos, onde enfrentará Cristina Graeml. O resultado reflete a força do apoio político do governador na capital.

Em São José dos Pinhais, a prefeita Nina Singer (PSD) foi reeleita no primeiro turno, com 54,89% dos votos. A cidade, que historicamente não reelegeria chefes do Executivo, viu a entrada de Ratinho Junior na campanha como um fator decisivo para barrar a ascensão de Geraldo Mendes, candidato apoiado por Sergio Moro.

Campo Largo também reelegeu o atual prefeito Maurício Rivabem (PSD), que obteve 42,82% dos votos. Rosa Maria (PSD) foi reeleita em Pinhais com 67,94% dos votos, enquanto em Piraquara, o ex-prefeito Marquinhos (PSD) conquistou 64,32% dos votos. O atual prefeito de Colombo, Helder Lazarotto (PSD), obteve 73,45% dos votos e garantiu sua permanência no cargo.

Em Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes (PSD) obteve expressiva votação, com 79,85% dos votos. Já em Quatro Barras, Loreno Tolardo (PSD) foi reeleito com 57,20% dos votos, e Daniel Lovato (MDB), com o apoio do PSD, venceu em Almirante Tamandaré com 60,89%.

Oeste e Noroeste do Paraná

No Oeste do estado, os candidatos apoiados por Ratinho Junior também tiveram êxito. Em Foz do Iguaçu, o General Silva e Luna (PL) foi eleito prefeito com 50,14% dos votos, tendo o PSD na vice. Em Cascavel, Renato Silva (PL) foi escolhido como prefeito com 56,41% dos votos. Em Guaíra, Gile (PSD) foi eleito com 62,35% dos votos, confirmando a influência do governador na região.

No Noroeste, destaque para Marco Franzato (PSD), reeleito prefeito de Cianorte com 62,68% dos votos, e Maurício Gehlen (PSD), eleito prefeito de Paranavaí com 66,64%. No Sul do Paraná, Fernanda Sardanha (PSD) garantiu a reeleição em São Mateus do Sul com 71,35% dos votos.

Centro-Sul e Centro-Oeste: Novos Prefeitos Eleitos

Em Guarapuava, Denilson Baitala (PL), candidato da base de Ratinho Junior, foi eleito com 37,37% dos votos, formando uma coligação de forças para vencer o PT local, que ficou em segundo lugar. Em Campo Mourão, Douglas Fabrício (Cidadania) foi eleito com 54,07%, em uma chapa conjunta com o PSD.

LEIA TAMBÉM

Norte do Paraná: Dominância do PSD

No Norte do Paraná, Ivoneia Furtado (PSD) foi reeleita em Mandaguari com 33,05%, enquanto Elaine Ferreira (PL), também apoiada pelo governador, foi eleita em Marumbi com 60,37%. Em Arapongas, Rafael Cita (PSD) venceu com 52,60% dos votos.

Em Londrina, a segunda maior cidade do estado, Tiago Amaral (PSD) conquistou 42,69% dos votos e avançou para o segundo turno, demonstrando a força do apoio de Ratinho Junior na região.

Fortalecimento da Base de Ratinho Junior no Paraná

Com as vitórias em praticamente todas as principais cidades do Paraná, Ratinho Junior consolida sua posição como um dos principais articuladores políticos do estado. O sucesso de seus candidatos evidencia sua capacidade de influência e organização partidária, projetando um cenário favorável para a base governista em futuras eleições estaduais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.