
Encontro reúne representantes de 17 países e 23 estados
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (10) do 2º Simpósio Nacional de Segurança no Atendimento ao Turista, em Foz do Iguaçu, e destacou a importância da segurança pública para consolidar o turismo como um dos motores da economia paranaense.
“O setor do turismo movimenta boa parte do PIB do Brasil e do mundo. Foz do Iguaçu recebeu 3 milhões de pessoas neste ano e tem o turismo como grande vocação econômica. E para se fazer um bom turismo, segurança pública é essencial”, afirmou o governador.
O evento reúne agentes de segurança de 17 países e de 23 estados brasileiros para debater estratégias que garantam tranquilidade e proteção aos visitantes.
Segurança e turismo de mãos dadas
Ratinho Junior lembrou que o Paraná registrou queda nos índices de criminalidade e reforçou a segurança nos principais destinos turísticos. Entre janeiro e agosto, o Estado recebeu mais de 764 mil turistas estrangeiros.
“Mesmo que uma região tenha potencial turístico, se não tiver segurança, dificilmente terá sucesso econômico. O Paraná hoje é o segundo destino de estrangeiros no País porque alia vocação turística com segurança”, destacou o governador.
O secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira, reforçou:
“Pesquisas mostram que os turistas escolhem locais seguros. O turismo movimenta a economia e gera qualidade de vida. É essencial garantir proteção para que voltem sempre.”
Estruturas voltadas ao atendimento ao turista
O 14º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Foz do Iguaçu, conta com uma Companhia de Atendimento ao Turista, que atua em pontos turísticos, receptivos e no Aeroporto da cidade.
Segundo o major Cleiton Oliveira Lima, subcomandante do batalhão, o efetivo é capacitado para o atendimento especializado:
“Temos uma tropa preparada, inclusive com conhecimento em outros idiomas, para oferecer suporte adequado ao turista.”
O secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, acrescentou:
“Boa parte dos turistas da Europa e dos Estados Unidos considera a segurança um fator decisivo. Debater esse tema aqui reforça o Paraná como destino seguro e atrativo.”
Simpósio internacional
O simpósio, organizado pela Polícia Militar do Paraná, em parceria com as secretarias estaduais de Segurança Pública e Turismo, conta com apoio da Prefeitura de Foz e entidades do setor, como Visit Iguassu, Viaje Paraná e Urbia Cataratas.
A programação inclui palestras, painéis e workshops sobre:
- policiamento turístico em áreas de fronteira;
- prevenção à exploração sexual e tráfico de pessoas;
- ecoturismo e turismo de aventura;
- inovação e tecnologia aplicadas à segurança;
- capacitação de profissionais de segurança.
O evento reúne representantes de países como Argentina, Paraguai, Espanha, México, Estados Unidos, Turquia, Peru, Uruguai, Colômbia, República Dominicana, Costa Rica, entre outros.
Presenças
Estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o chefe da Casa Militar, coronel Marcos Tordoro; os secretários estaduais Guto Silva (Cidades), Ulisses Maia (Planejamento) e Do Carmo (Trabalho e Renda); além do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jefferson Silva, e do diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.
Comentários estão fechados.