
O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quinta-feira (4) a duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra e o acesso a Lerroville, distrito de Londrina. O investimento foi de R$ 249,3 milhões em um trecho de 27 quilômetros.
Na mesma cerimônia, Ratinho Junior assinou a ordem de serviço para a continuidade da duplicação até o distrito de Irerê, completando 66 km da rodovia, principal ligação da região Norte com Curitiba e o Porto de Paranaguá.
“Essa é uma obra histórica, muito esperada pela região de Londrina. Entregamos o primeiro trecho e já iniciamos o segundo, cumprindo nosso compromisso de integrar Londrina a um corredor duplicado até o litoral”, afirmou o governador.
Importância estratégica da obra
A duplicação da PR-445 é uma demanda antiga da população e do setor produtivo, que enfrentavam dificuldades de escoamento da produção pela pista simples. Segundo Ratinho Junior, a nova estrutura trará mais segurança viária, redução de acidentes fatais e suporte à logística agrícola e industrial da região Norte.
“A população terá uma rodovia mais segura, que dará suporte à produção e atrairá novos investimentos. Onde há estrada duplicada, há menos acidentes e mais desenvolvimento”, destacou.
Detalhes técnicos do trecho entregue
O novo trecho inaugurado pelo DER/PR, vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), tem 7,20 metros de largura, com duas faixas de rolamento de 3,60 m, acostamentos externos de 2,50 m e faixas de segurança internas de até 1 m. O pavimento é do tipo flexível, garantindo durabilidade e conforto.
A obra incluiu ainda:
- Viaduto no acesso a Tamarana;
- 11 retornos em nível;
- Pontes sobre os rios Apucaraninha e Santa Cruz;
- Correções geométricas de traçado;
- Sinalização horizontal renovada.
Um novo viaduto em Lerroville também está em construção, com conclusão prevista para dezembro de 2025.
Continuidade da duplicação
O terceiro lote da duplicação, entre Lerroville e Irerê, terá 23,8 km e investimento de R$ 470 milhões. A obra inclui oito novas pontes, interseções em nível, correções de curvas, pontos de ônibus e restauração da pista.
O contrato foi firmado após acordo judicial entre o Estado e a concessionária Caminhos do Paraná, homologado pela Justiça Federal em 2024, encerrando pendências da antiga concessão.
Impacto regional e desenvolvimento
A prefeita de Tamarana, Luzia Suzukawa, ressaltou que a duplicação impulsiona o turismo rural e atrai novos empreendedores. “É um momento histórico que traz crescimento, segurança e dignidade à população”, disse.
O secretário de Infraestrutura, Sandro Alex, destacou que a obra é a maior em execução em Londrina. Já o secretário das Cidades, Guto Silva, reforçou a importância logística: “É inacreditável que Londrina não tivesse uma ligação duplicada até a Capital. Agora, essa realidade muda para toda a região Norte e para o Paraná”.
O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, também celebrou a entrega: “A PR-445 era a obra mais aguardada e prioritária. Com união política e recursos estaduais, estamos concretizando esse sonho”.
Concessão e novos investimentos
A PR-445 está incluída no Lote 3 das concessões rodoviárias do Paraná, sob responsabilidade da CCR PRVias, que fará obras adicionais, como faixas de tráfego em Cambé, passarelas para pedestres próximas à UEL, novos viadutos e ciclovias.
Além disso, Ratinho Junior autorizou a licitação da duplicação da Avenida Saul Elkind e da Rua Joni Belai Aguiar, em Londrina, com investimento de R$ 28,4 milhões, sendo R$ 27 milhões de aporte estadual a fundo perdido.
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