Ratinho Junior inaugura duplicação da PR-317 em Toledo

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quinta-feira (22) a obra de duplicação da PR-317, em Toledo, no Oeste do Estado. O Governo do Paraná investiu R$ 51,1 milhões na modernização da rodovia, executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil).

A duplicação abrangeu um trecho de 3,29 quilômetros, entre o entroncamento com a BR-163 e o trevo com a Rua 1º de Maio. O projeto incluiu pavimentação de vias marginais, calçadas em ambos os lados e ciclovia, ampliando as condições de segurança e mobilidade para motoristas, ciclistas e pedestres. Também foram executadas obras de drenagem, sinalização horizontal e vertical, além de paisagismo nos espaços laterais da pista.

Além do eixo principal, a obra contemplou a pavimentação do acesso ao Centro de Socioeducação (Cense) de Toledo, próximo ao entroncamento com a BR-163, em uma extensão de 150 metros, melhorando o acesso à unidade.

Governador destaca impacto urbano e econômico da obra

Durante a inauguração, Ratinho Junior ressaltou a importância da duplicação para a cidade. Segundo ele, a intervenção resolve um problema histórico no acesso urbano e melhora significativamente o trânsito. O governador afirmou que a entrega proporciona mais segurança, mobilidade e eficiência viária, além de contribuir para o desenvolvimento regional.

Ratinho Junior também anunciou que novos projetos estão em andamento para ampliar a integração viária de Toledo. De acordo com ele, há um projeto em elaboração no DER/PR, desenvolvido em parceria com a prefeitura e o setor produtivo, para a continuidade da Avenida Egydio Munaretto, atravessando a cidade de forma integral. O governador destacou ainda a relevância econômica do município para o Estado, ressaltando o processo contínuo de industrialização e crescimento.

duplicação toledo

Projeto integra plano estadual de ampliação viária

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirmou que a duplicação da PR-317 integra um projeto mais amplo de ampliação da capacidade viária do Paraná. Segundo ele, a obra foi dividida em três etapas e a entrega desta primeira fase, na Avenida Egydio Munaretto, representa um avanço importante. A via deve se consolidar como um grande corredor de produção, com aumento de capacidade ao longo de todo o traçado.

Já o prefeito de Toledo, Mario Costenaro, destacou que a duplicação soluciona problemas antigos do município. Para ele, a intervenção integra bairros, melhora a ligação com o centro e permite maior fluidez, circulação e resolução de conflitos viários, criando condições para o crescimento ordenado da cidade.

Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa destacou que a duplicação da PR-317 muda a rotina de quem vive e trabalha em Toledo e reforçou a parceria entre a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado na execução de obras estruturantes voltadas ao desenvolvimento dos municípios paranaenses.

Paraná lidera apreensões de drogas em 2025

Trecho recebe homenagem e beneficia polo tecnológico

O trecho duplicado da PR-317 recebeu o nome de Ernesto Reiser Ramos. Durante a solenidade, o filho do homenageado, Mateus Ramos, destacou o significado da homenagem para a família e para Toledo. Ele lembrou que Ernesto Reiser Ramos chegou ao município em 1963 e contribuiu para o desenvolvimento local com trabalho, dedicação e espírito comunitário, ressaltando que a nomeação reconhece quem ajudou a transformar a cidade.

A duplicação também beneficia diretamente o acesso ao Biopark, parque científico e tecnológico voltado às biociências. O CEO do empreendimento, Eder Fernando Maffissoni, afirmou que a obra promove mais acesso e segurança para colaboradores e para a comunidade, além de viabilizar a ampliação do complexo nos próximos anos. Segundo ele, o plano de investimento do Biopark é de R$ 3 bilhões, com previsão de geração de cerca de 13 mil empregos em Toledo.

Novas obras entre Toledo e Assis Chateaubriand

O Governo do Estado também anunciou a ampliação da capacidade e a restauração da PR-239 e da PR-317, no trecho entre Toledo e Assis Chateaubriand. As rodovias receberão pavimento de concreto em um segmento de 40 quilômetros, por meio da técnica whitetopping, que aproveita o pavimento asfáltico existente como base para uma nova camada rígida de concreto.

As pistas serão alargadas para 3,6 metros por faixa, com acostamentos externos de 2,5 metros. O projeto prevê ainda a implantação de 5,7 quilômetros de terceiras faixas em cinco pontos críticos de ultrapassagem e 2,2 quilômetros de vias marginais no perímetro urbano de Assis Chateaubriand, em ambos os sentidos. As marginais contarão com duas faixas de 3,5 metros e calçadas de 2 metros, além da construção de três viadutos.