Ratinho Junior inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, inaugurou nesta quarta-feira (8) a Escola Superior de Bombeiro Militar (ESBM), em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. A nova instituição é a primeira da história do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) voltada exclusivamente para a formação, especialização e aperfeiçoamento profissional da corporação, marcando o início das celebrações dos 113 anos dos Bombeiros Militares do Paraná.

Além da inauguração da escola, o evento também contou com a entrega de 64 novas viaturas para a corporação, que irão reforçar as ações operacionais em salvamentos, combate a incêndios e resposta a emergências. Os investimentos somam R$ 43,7 milhões, financiados pelo Governo do Estado, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A escola foi nomeada em homenagem ao Coronel BM Almir Porcides Junior, que liderou o Corpo de Bombeiros entre 2006 e 2007 e faleceu em agosto deste ano. O novo complexo tem 6,7 mil metros quadrados, conta com salas de aula, laboratórios, dormitórios para 127 militares, auditório para 250 pessoas e refeitório com capacidade para 300, além de cursos de graduação em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

“O Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais admiradas pelos paranaenses. Investir na formação e estrutura desses profissionais é investir na proteção da vida”, afirmou o governador Ratinho Junior.

O secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, ressaltou que a escola e as viaturas representam o constante investimento do governo na valorização e capacitação dos bombeiros, garantindo proteção rápida e eficaz aos cidadãos.

Frota renovada e homenagem

As viaturas entregues, com investimento de R$ 17,5 milhões, incluem três Auto Bomba Tanque de Resgate, 19 caminhonetes de apoio, 42 veículos leves Toyota Yaris e duas viaturas L200 financiadas pelo Fundo Nacional de Segurança Pública (FunSus).

O evento também marcou a entrega de mais de 30 medalhas de honra aos civis e militares que prestaram relevantes serviços ao CBMPR, incluindo autoridades estaduais e membros da corporação.

Valorização da carreira e futuro

Nos últimos anos, o Corpo de Bombeiros vem recebendo ampla valorização profissional, com reestruturação de carreira e modernização do serviço voluntário de guarda-vidas. Em julho, foi realizado concurso público para 600 cadetes bombeiros militares.

A programação de aniversário do CBMPR continua até o final do mês, com atividades abertas à comunidade, celebrando mais de um século de serviço à população paranaense.