Visando impulsionar a agricultura paranaense, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, iniciou sua primeira missão internacional de 2024, pelo estado americano de Nebraska. Ele se reuniu nesta segunda-feira com executivos da Lindsay Corporation, uma destacada empresa de irrigação americana, baseada no estado. O foco da reunião foi explorar os produtos e serviços da multinacional que podem ser importados pelo Paraná e apresentar as potencialidades econômicas do estado para atrair investimentos.
“Nebraska lidera em áreas irrigadas nos EUA, superando o total do Brasil”, destacou Ratinho Junior, que estava acompanhado de representantes do Instituto Água e Terra (IAT), do IDR-Paraná e de presidentes de cooperativas agrícolas paranaenses.
A Lindsay Corporation, fundada em 1955 em Omaha, Nebraska, é renomada por suas soluções em irrigação e infraestrutura hídrica, atuando no Brasil desde 2002. Em fevereiro, representantes da empresa já haviam se reunido com o governador no Palácio Iguaçu, detalhando suas tecnologias avançadas.
Ratinho Junior expressou seu desejo de aumentar a agricultura irrigada no Paraná, enfatizando os benefícios em produtividade, sustentabilidade e garantias para a produção agrícola. “Nosso objetivo é transformar a cultura agrícola do estado, destacando a eficiência da irrigação e seu papel na conservação ambiental e aumento da produtividade”, afirmou.
A visita também resultou na assinatura de um acordo para a doação de equipamentos de irrigação de alta tecnologia da Lindsay para duas escolas agrícolas estaduais. As escolas, que serão selecionadas com base em vocações regionais, usarão os equipamentos para formar profissionais qualificados em agricultura irrigada.
Esta parceria com a Lindsay Corporation é um passo significativo para o Paraná, que tem a 5ª maior economia do Brasil e uma vasta área agrícola. A comitiva estadual destacou as vantagens competitivas do Paraná, incluindo assistência técnica para investidores, rapidez na emissão de licenciamentos e incentivos fiscais.
O CEO da Lindsay, Tim Hassinger, reconheceu o Brasil como um gigante agrícola e elogiou a organização do Paraná no setor. Eduardo Navarro, vice-presidente para América Latina da empresa, viu um grande potencial na tecnologia de irrigação para o estado, especialmente diante das mudanças climáticas.
Ratinho Junior tem uma agenda cheia no Nebraska até 23 de fevereiro, incluindo visitas a outras empresas de irrigação, a Câmara de Comércio de Omaha, a Universidade do Nebraska e encontros com autoridades locais.
Em 2023, o governador liderou missões internacionais que resultaram em R$ 4,5 bilhões em investimentos privados para o Paraná. Para 2024, estão programadas missões para Flórida, Iowa, Nova York, Canadá, Polônia e Suécia, continuando a busca por novas parcerias e investimentos para o estado.
Comentários estão fechados.