Realizada nesta terça-feira (30), a 1ª Reunião Aberta para debater “As Políticas Públicas Permanentes para Defesa, Proteção e Bem-estar Animal”. O encontro foi promovido pela Procuradoria Especial da Defesa, Proteção e Direitos dos Animais do Poder Legislativo do Município de Pato Branco, juntamente, com o Conselho Municipal de Proteção aos Animais (Compato), em parceria com o Município de Pato Branco e com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema).
Representantes de instituições, acadêmicos e cidadãos participaram da reunião que teve como objetivo debater Políticas Públicas, com a avaliação e discussão das políticas públicas atuais e propostas relacionadas à proteção animal; Legislação, com a análise das leis existentes e propostas para garantir uma legislação mais abrangente e eficaz para proteção dos animais; e Práticas, explorando as práticas atuais e potenciais que visam melhorar a condição dos animais em nosso município.
Após a apresentação das ações realizadas pelo Poder Público e da leitura do Regimento da Reunião Aberta, os presentes se separaram em quatro grupos, para trabalhar os eixos temáticos do encontro: “Educação e conscientização da sociedade”; “Legislação e Políticas Públicas para a proteção animal”; “Bem-estar animal e Saúde Pública; e “Boas práticas e experiências de sucesso”.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Matheus Eduardo Heberle Nichetti, o chefe da Vigilância Sanitária, Rodrigo Bertuol, e outros servidores municipais participaram da Reunião, assim como, o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Dala Costa (Republicanos), os vereadores Dirceu Boaretto (PRD), Joecir Bernardi (PSD), Maria Cristina Hamera (União Brasil), Rodrigo Correia (União Brasil), Romulo Faggion (União Brasil) e Thania Caminski (PP), que também acompanharam alguns momentos do encontro.
Ao fim, o procurador especial da Defesa, Proteção e Direitos dos Animais, Claudemir Zanco (PL), que propôs a Reunião, explicou qual será a próxima etapa. “Agora vamos tabular tudo que foi escrito e apresentado pelos quatro grupos, fazendo um Plano de Ações e Metas, com prazos a serem cumpridos, e isso será apresentado, em parceria com a Compato, ao prefeito, como um esboço da minuta do Plano Municipal Permanente de Políticas Públicas”.
Comentários estão fechados.