Realizada formalização do Núcleo de Cooperação Socioambiental Médio Paranapanema

Na terça-feira (15), a cidade de Londrina recebeu o evento de formalização do Núcleo de Cooperação Socioambiental Médio Paranapanema, uma iniciativa promovida pela Itaipu Binacional e pelo Itaipu Parquetec. A cerimônia, realizada na Universidade Estadual de Londrina (UEL), reuniu 71 representantes de 45 instituições públicas e da sociedade civil organizada. A iniciativa abrange 22 municípios localizados no norte do Paraná e visa promover uma governança participativa para o desenvolvimento socioambiental da região.

Cooperação e governança participativa

A cerimônia de abertura contou com a participação de Leila Alberton, assistente do diretor de Coordenação da Itaipu, e Natalino Bastos dos Santos, assessor especial da Diretoria de Coordenação da Itaipu. Leila destacou a evolução da área de atuação prioritária da Itaipu, que agora abrange 399 municípios do Paraná e 35 no Mato Grosso do Sul, ampliando significativamente sua área de influência.

Luiz Ferraro, consultor convidado, conduziu a palestra inicial, apresentando os objetivos da iniciativa com foco na metodologia de governança participativa. Os participantes também participaram de uma oficina de diagnóstico territorial, identificando desafios nas áreas ambiental, social e econômica.

Diagnóstico regional e desafios socioambientais

O coordenador regional de Núcleos, Bruno Tresse, apresentou um diagnóstico inicial do território do Médio Paranapanema, abordando questões históricas, geográficas e socioeconômicas da região. Durante o exercício em grupo, os participantes identificaram seis temas prioritários para serem trabalhados, incluindo gestão de resíduos sólidos, contaminação hídrica, inclusão social, desemprego, industrialização e diversidade econômica.

LEIA TAMBÉM

CFM lança plataforma que unifica sistema de emissão de atestados priorizando…

Juliana Beleze, da Cohab de Londrina, destacou a importância de refletir sobre as causas que afetam o saneamento básico, enquanto Stanley Kennedy Garcia, da SKG Cultural, ressaltou a necessidade de uma gestão intersetorial do território, alinhada à transição tecnológica.

Expansão do projeto para outras regiões

Além de Londrina, o projeto da Itaipu Binacional está sendo expandido para outras regiões do Paraná. Nesta rodada, foram instalados núcleos no Vale do Ivaí (Apucarana) e Norte do Paraná (Cornélio Procópio). O próximo evento ocorrerá em Jacarezinho no dia 17. Outras reuniões estão programadas para Campo Mourão, Cascavel, Francisco Beltrão e Dourados (MS) nos dias seguintes.

Em novembro, os eventos de instalação do núcleo de Umuarama no dia 05, os núcleos de Cianorte (06), Paraíso do Norte (07) e Maringá (08).

você pode gostar também

Comentários estão fechados.