Reativação do Aeroporto Municipal de Cruzeiro do Iguaçu volta a ser solicitada

Marcilei Rossi com assessoria

Prefeitos do sudoeste e do oeste do Paraná que integram o Consórcio Público Pró-Caxias (o Consórcio é o detentor da escritura do aeroporto) e alguns deputados estiveram na terça-feira (17) reunidos com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano, na pauta o desejo de reativação do Aeroporto Municipal de Cruzeiro do Iguaçu.

A intenção é retomar o funcionamento do aeroporto através de uma Parceria Público-Privada (PPP), que torne possível a reabertura do espaço trazendo assim novos investimentos para a região e facilitando resgates médicos aéreos.

A volta do funcionamento do espaço é uma reivindicação antiga de acordo com o prefeito de Cruzeiro do Iguaçu, Leonir Antônio Gelhen, que espera atrair anda mais pessoas para o Sudoeste, e assim, movimentar a economia dos municípios do entorno, principalmente atraídos pelos espaços de lazer decorrentes do lago da Usina Hidrelétrica Governador José Richa, conhecida como Salto Caxias, no rio Iguaçu.

Leia Também

Traiano declarou apoio a reativação do aeródramo, “vamos iniciar uma mobilização política e junto aos órgãos competentes para que o aeroporto volte a funcionar para garantir atendimento mais rápido na área da saúde e facilitar os investimentos na região”.

De fato, esta não é a primeira vez que os municípios se mobilizam para buscar a reativação do aeroporto. Um exemplo é que o próprio Governo do Paraná chegou a cogitar a possibilidade de um novo uso para a estrutura em 2019, fato que voltou a ser ventilado em 2021 e também no ano passado.

No caso de 2022, representantes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estiveram em Cruzeiro do Iguaçu, para analisar a viabilidade de reativação da área.

Aeroporto

Inaugurado em 2000 para apoiar a construção da Usina de Foz do Chopim, localizada entre os municípios de Itapejara D’ Oeste e Coronel Vivida, o aeródromo está há vários anos inativo. Ocupa sete alqueires e conta com pista de 1.500 metros de comprimento e 22 de largura, com áreas para manobra, estacionamento de aviões e carga e descarga.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.