Estado prepara reconstrução de escolas e Apae em Rio Bonito

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou neste domingo (9) que o Paraná já começou a planejar a reconstrução das casas, da sede da Apae e das escolas de Rio Bonito do Iguaçu, após o município ser devastado pelo tornado na região Centro-Sul.

A ação será iniciada assim que os mais de 200 engenheiros da Cohapar e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA/PR) concluírem o diagnóstico técnico e estrutural das residências e prédios públicos danificados.

Ainda neste domingo, a Assembleia Legislativa vota o projeto de lei enviado pelo Executivo que prevê alterações no Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap). Se aprovado, permitirá que recursos de até R$ 50 mil por família sejam repassados diretamente para obras de reconstrução em imóveis que poderão ser revitalizados ou refeitos, conforme avaliação estrutural.

O governador afirmou que pretende sancionar a lei imediatamente após aprovação dos deputados, agilizando o início do atendimento às famílias afetadas.

Programa para construção de casas

A Cohapar também prepara um programa para construção de novas casas populares, já que 90% da infraestrutura do município foi comprometida, atingindo residências, comércio e prédios institucionais.

A reconstrução inclui a nova sede da Apae e a restauração das escolas estaduais e municipais, como Colégio Estadual Ludovica Safraider e Colégio Estadual Ireno Alves, que estão sendo vistoriadas junto à Fundepar para garantir que o calendário letivo dos alunos não seja prejudicado.

Paralelamente ao planejamento, equipes do Estado, municípios, DER-PR, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros permanecem mobilizadas no trabalho de limpeza urbana. Os entulhos recolhidos das ruas e imóveis estão sendo levados para um campo próximo, onde receberão destinação ambientalmente adequada, preparando a cidade para a próxima etapa da reconstrução.