No primeiro semestre de 2024, a educação gamificada e o uso de plataformas pedagógicas foram destaques na rede estadual de ensino do Paraná. Com um investimento de R$ 9.648.043,04, essas ferramentas se mostraram essenciais para o apoio à aprendizagem dos estudantes e para a mensuração do desempenho escolar.
Um dos principais recursos implementados foi a plataforma Matific, que oferece atividades de matemática gamificada por meio de jogos interativos e desafios lúdicos. Essa ferramenta promove a aprendizagem de conceitos matemáticos e do raciocínio lógico, impactando positivamente o processo educacional dos alunos. No primeiro semestre, os estudantes realizaram mais de 9 milhões de atividades na Matific, um aumento de 12% em relação a 2023. Além disso, a plataforma registrou mais de 240 mil logins, superando os 237 mil do ano anterior.
O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, destaca a importância dessa aliança entre tecnologia e aprendizagem. “O forte impacto que a tecnologia tem exercido no processo educacional evidencia que a educação no Paraná está alinhada às práticas pedagógicas mais modernas disponíveis em nível global, empregando a inovação tecnológica para aprimorar a qualidade do ensino e promover um aprendizado cada vez mais forte.”
Além da Matific, outras plataformas também se destacaram. A Leia Paraná, destinada ao fomento da leitura, registrou mais de 324 mil leituras de livros e 732 mil acessos no primeiro semestre, um aumento de 2% em relação ao mesmo período de 2023. A Redação Paraná, voltada ao desenvolvimento da escrita, teve mais de 2 milhões de textos produzidos e 167 mil redações enviadas para correção, um aumento de 200% em comparação a 2023.
A plataforma Inglês Paraná, criada para favorecer o ensino da Língua Inglesa, registrou mais de 10 milhões de atividades realizadas por 650 mil alunos cadastrados, com um aumento de 4% no número de acessos regulares em relação ao ano anterior.
A Inteligência Artificial também teve um papel importante na educação do Paraná. Ferramentas como tutores virtuais e plataformas de aprendizado adaptativo foram integradas ao currículo escolar. A plataforma Desafio Paraná, que permite a criação de material didático autoral pelos professores, e a Quizzis AI, que possibilita a elaboração de testes personalizados, são exemplos desse movimento. A Khan Migo, extensão da Khan Academy, também foi introduzida como “professor auxiliar” na resolução de exercícios matemáticos.
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Miranda ressalta os benefícios da IA na educação: “A implementação da IA como ferramenta auxiliar pode enriquecer o processo educacional, oferecendo suporte individualizado, resposta de dúvidas em tempo real e adaptação de estratégias de ensino às necessidades específicas de cada aluno.”
Para o segundo semestre, a expectativa é que essas plataformas sejam definitivamente incorporadas à rotina das escolas, promovendo um ensino mais personalizado e eficaz.
Atualmente, a rede estadual de ensino paranaense conta com as seguintes plataformas: Leia Paraná, Redação Paraná, Edutech, Desafio Paraná, Matific, Khan Academy, Inglês Aluno e Inglês Professor. Essas ferramentas interativas tornam a jornada de aprendizado mais envolvente, flexível e personalizada, ampliando as oportunidades educacionais para os alunos.
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