5ª Ciretran emitiu mais de 1.500 novas CNHs no primeiro mês

Desde o dia 1º de junho está sendo emitida a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A troca não é obrigatória e as mudanças são feitas somente para as novas emissões do documento, ocorrendo de forma gradativa.

Conforme o chefe da 5ª Ciretran de Pato Branco, Márcio Roberto Hiluy Borges, no primeiro mês emitiram 1.598 novas CNHs, sendo 185 de 1ª habilitação. Além de Pato Branco, a 5ª Ciretran abrange os municípios de Bom Sucesso do Sul, Itapejara D’Oeste e Vitorino.

Márcio afirmou que a nova CNH tem elementos gráficos de identificação oficial atualizado.  Ela apresenta uma tabela para identificar os tipos de veículos, dificultar a falsificação e fraudes, como o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta. Além disso, o motorista poderá contar com o nome social e registro de filiação afetiva. As categorias são as mesmas, mas colocadas de forma diferente, ACC, A, B, C, D e CE, que é a categoria E.

De acordo com Márcio, o motorista da categoria AE, tem assinalado na tabela as categorias A, B, C, D e CE, com a data de validade. Além disso, a CNH tem um quadro de observações com as restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada.

O documento aponta se a CNH é temporária, sendo identificada com a letra P no canto superior direito, ou definitiva, com a letra D. A nova CNH também se aproxima do padrão internacional, com identificação impressa em português, inglês e francês.

O QR Code continua impresso no verso do documento, permitindo o aceso à Carteira Digital de Trânsito (CDT), via aplicativo.

 Validades

Segundo Márcio, as pessoas que pretendem tirar o novo documento e tem até 50 anos, agora a CNH tem validade de 10 anos. Já para motoristas entre 50 e 70 anos, o prazo é de 5 anos e condutores, acima de 70 anos, validade de 3 anos.

Categorias

Categoria A: veículo com motor de duas a três rodas;

Categoria B: veículo com motor, que não faça parte da categoria A, com até 3,5 toneladas, tendo no máximo oito lugares;

Categoria C: veículo para transporte de carga com mais de 3,5 toneladas;

Categoria D: veículo para transporte de passageiros com mais de nove lugares (motorista incluso), com ao menos 21 anos, dois anos de categoria B e um de categoria C;

Categoria E: veículos dentro das categorias B, C ou D com mais de 6 toneladas (reboque, semirreboque, trailer) ou lotação maior do que oito lugares.

CNH Digital

A Carteira Nacional de Habilitação eletrônica (CNH-e) pode ser gerada em um celular smartphone ou outro dispositivo móvel, por meio do aplicativo gratuito do governo. São armazenadas todas as informações da carteira impressa, garantindo a autenticidade, tendo o mesmo valor jurídico do documento impresso.

A CNH digital é aceita para dirigir em todo o território nacional, mas o condutor precisa estar atento ao funcionamento de seu smartphone. Em eventuais fiscalizações, se o aparelho estiver descarregado ou a CNH não for baixada para o celular, impossibilitando a abertura do documento, a autoridade de trânsito poderá multá-lo.

Legenda

A nova CNH apresenta uma tabela para identificar os tipos de veículos e dificultar a falsificação (Foto: Denatran)

você pode gostar também
Deixe uma resposta