Artesãos de Mangueirinha realizam feirinha de plantas

Ação ocorre até sábado e tem objetivo de promover o artesanato local e levantar recursos para associação

Começou ontem (2) a feirinha de plantas da Associação dos Artesãos de Mangueirinha (Artemangue). A venda está ocorrendo na loja do artesão, situada no alto da avenida Iguaçu, na frente da Caixa Econômica Federal. A feira ocorre até sábado (7) pela manhã.

De acordo com a presidente da associação, Maria Bulsonello, essa é a primeira feira de plantas que a Artemangue realiza. Segundo ela, a ação está sendo organizada por dois motivos. O primeiro, promover o artesanato local e o segundo, arrecadar dinheiro para a manutenção da associação e para a mudança de local, que acontecerá nos próximos dias.

“Os artesãos que estão participando da feira doaram os vasos que estão sendo vendidos para a associação para que todo lucro obtido seja utilizado na mudança de sede, que será em anexo as futuras instalações da feira do agricultor”, contou.

As plantas estão sendo comercializadas em um espaço na frente da loja da associação. Na feirinha estão sendo vendidas mudas de chás, temperos, plantas pendentes, suculentas, orquídeas e outras espécias.

Conforme Maria, a previsão é que outras feiras de plantas sejam realizadas pela associação a partir de agora. A próxima já está prevista para setembro, na primavera. “Nesta edição os artesãos produzirão suas plantas, farão seus próprios preços e o lucro será individual, não irá para a associação.”

Funcionamento do local

A associação está aberta ao público de segunda a sábado. Até sexta, seu horário de atendimento ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 e aos sábados, até o meio dia.

Artemangue

A associação tem mais de 20 anos de existência e conta hoje com mais de 50 artesãos. Sendo a maioria mulheres agricultoras.

Entre os materiais produzidos por eles encontram-se os trabalhos com fios, como jogos de cozinha, banheiro, sousplat, jogos americano, trabalhos com crochê, confecção em MDF, cuias, filtro dos sonhos, trabalho em madeira rústica, arranjos de flores em palha de milho, pedrarias, entre outros materiais.

“Elas confeccionam em suas casas, maioria no campo e bem distante da cidade, e trazem para a loja. Falo elas porque a maioria é mulher. Os homens confeccionam alguma coisa em madeira e vasos de pneus”, conta, Maria explicando que população pode ir até o local para fazer encomendas específicas também.

Como participar da Artemangue

Artesãos interessados em se associar, precisam ir até a loja da Artemangue, fazer o cadastro e pagar uma mensalidade simbólica de R$10, valor utilizado na manutenção do local.

você pode gostar também
Deixe uma resposta