Assembleia da Acamsop destaca a Estrada do Colono

*Com assessoria

Uma audiência pública foi realizada pela Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop), no sábado (26), para debater e alinhar as principais reivindicações da entidade para a região, levando em consideração um curto período de tempo.

No encontro, foram evidenciados ações para a reabertura da Estrada do Colono, no modelo de estrada parque, passando pelo Parque Nacional do Iguaçu; a realização de obras na BR-163 e a construção de um Porto seco, em Santo Antônio do Sudoeste, na divisa com a Argentina.

Presidente da Câmara de Itapejara D’Oeste e da Acamsop, Marcus Braz comenta que no entendimento de vereadores dos 42 municípios do Sudoeste, de deputados e representantes de parlamentares que estiveram na audiência, a reabertura da Estrada do Colono é “uma questão muito importante para a região”. No argumento estão fatores como fortalecimento do ecoturismo, que pode também contribuir para a consolidação em primeiro momento do Aeroporto Municipal de Pato Branco, e nas palavras de Braz, futuramente o Aeroporto Regional.

Segundo ele, ainda na próxima semana, a entidade deve encaminhar um manifesto para todas as câmaras municipais, para buscar amplo apoio e por fim, a elaboração de um documento a ser encaminhado ao Legislativo e Executivo paranaense e Federal.

“No entendimento da Acamsop, o projeto de Estrada Parque é o modelo a ser defendido, com cancelas em cada entrada da estrada; controle de fluxo de passageiros; horário estabelecido para a circulação de pessoas; vias de acesso para os animais terrestres [em espécies de túneis]. Algo que não degrade o meio ambiente e que tenha fiscalização”, diz Braz.

Ainda segundo o presidente da entidade, “hoje, mesmo a Estrada do Colono estando fechada, a caça e a extração ilegal de palmito na região ainda existem. Desde a década de 1980 tem essa discussão e da mesma forma a caça predatória, a retirada do palmito ilegalmente seguem. Então a partir do momento que tenha esta estrada, passa a ter uma maior fiscalização.”

O impacto econômico dos últimos anos não foi estimado, porém, segundo Braz é uma das problemáticas a serem mensuradas de forma mais técnica. Assim, a intenção é procurar entidades, que consigam quantificar os dados, para serem juntados a petição que deve ser encaminhada a Curitiba e Brasília.

BR-163

A recuperação da BR-163, entre Barracão e Capanema também recebeu um grande destaque na audiência, pois, segundo Braz os relatos são de que a licitação já está pronta, o que torna a reinvindicação mais próxima de ser efetivada.

O presidente da Acamsop, relatou ainda que vereadores da região da Fronteira afirmaram que existe uma manifestação do ministro Tarcísio Gomes de Freitas da pasta da Infraestrutura. “Esta semana estarei em Brasília e vou atrás desta informação.”

“Acredito que a questão da BR- 163 é a mais próxima de acontecer. Ainda a BR-163 se encaixa com a Estrada do Colono, porque é o acesso que vai ligar para a estrada do colono”, avalia Braz.

Aeroporto

Representando a Câmara de Pato Branco, Lindomar Brandão falou sobre o Aeroporto Municipal de Pato Branco e pediu o apoio da entidade para que seja possível realizar as adequações necessárias, tendo em vista que todo o sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina, tem benefícios diretos e indiretos com a utilização do aeroporto.

“Sabe-se que a região Sudoeste, diante do grande crescimento, necessita de um aeroporto que comporte voos regulares, para atender possíveis empresários que desejem fomentar a economia de nossas cidades, turistas, sociedade civil, lideranças governamentais, dentre outros segmentos que, atualmente, possuem dificuldade em chegar até nossa região, por isso, a importância de unirmos forças. Quero também, convidá-los para conhecer o Aeroporto Municipal e seus projetos de ampliação, para que, em um futuro próximo, possamos chamá-lo de Aeroporto Regional e que ele possa atender todos os nossos cidadãos”, disse o vereador.

você pode gostar também
Deixe uma resposta