Bom Sucesso do Sul inaugura Centro Público de Convivência

Redação com assessoria

No sábado (20), a Prefeitura de Bom Sucesso do Sul, inaugurou o novo espaço de socialização, o Centro Público de Convivência Maximino Sfoggia. Para a construção do espaço, foram investidos aproximadamente R$ 1,2 milhão, sendo R$ 400 mil através de recursos repassados através de emenda parlamentar da então deputada Federal, Leandre Dal Ponte e o restante, do erário municipal.  

Demanda antiga do município, o Centro é um espaço planejado, destinado a atividades que contribuem na qualidade de vida das pessoas idosas, além de estimular a inclusão social, evitando o distanciamento social, e também beneficiar toda população. 

“É com muita satisfação que Bom Sucesso do Sul vê mais uma obra realizada, obra esta, que trará melhorias para os idosos e toda a comunidade em geral”, destacou o prefeito Nilson Feversani, que também fez questão de agradecer o apoio recebido do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e da secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte.

“Os idosos merecem todo o nosso respeito e a nossa admiração, vamos continuar lutando para cuidar de quem mais precisa”, disse Leandre.

A inauguração também contou com a presença dos familiares do senhor Maximino Sfoggia, dentre eles, o Procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR), Ivonei Sfoggia

Quem foi Maximino Sfoggia

Pioneiro de Bom Sucesso do Sul, Maximino Sfoggia e a companheira Josephina (Dina Pina), se estabeleceram no então povoado em 1950, com o surgimento das primeiras serrarias.

Com o trabalho na lavoura, adquiriu imóveis urbanos, construiu sua casa, onde morou até o fim de seus dias. Trabalhava duro para sustentar sua família, mas nunca se descuidou do convívio na comunidade, participou e ajudou a fundar a primeira sociedade em Bom Sucesso do Sul, de onde surgiu o primeiro clube social que serviria de diversão para a comunidade, também foi um dos fundadores da primeira e única usina de energia hidroelétrica do município, no início dos anos 1960, sendo uma das primeiras cidades da região que possuía tal luxo para a época.

Maximino participou ativamente da criação da paróquia de Nossa Senhora de Bom Sucesso, com a vinda do primeiro padre, Ivo Antonio Zolett, missionário Saletino. Também teve atuação decisiva na criação do Ginásio Estadual.

Atuou na criação do Município, que deixou de ser distrito de Pato Branco em 1990.

default
você pode gostar também

Comentários estão fechados.