Capacitação para cuidado de idosos reúne 500 profissionais

Nos dias 5 e 6 de junho, cerca de 500 pessoas de municípios pertencentes à 7ª Regional da Saúde, com sede em Pato Branco, e à 8ª Regional da Saúde (RS), sediada em Francisco Beltrão, participaram de uma capacitação voltada para o cuidado e atenção às pessoas idosas (mais de 60 anos). O evento ocorreu no auditório da UNIDEP, em Pato Branco, e foi promovido pela Secretaria Estadual da Saúde como parte das iniciativas do Governo do Estado direcionadas à população idosa atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foco na Capacitação

A capacitação foi organizada pela Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde e ofereceu às equipes locais a oportunidade de expandir e aprofundar seus conhecimentos dentro da linha de cuidado para idosos. Além da capacitação técnica, os participantes do evento também participaram do Mutirão de Saúde da Pessoa Idosa, realizado nos municípios de Chopinzinho (7ª RS) e Renascença (8ª RS), que contou com a presença de aproximadamente 380 idosos.

Objetivos do Mutirão

O mutirão é uma estratégia utilizada no Paraná para identificar os riscos de saúde da população idosa, capacitar as equipes de saúde e educar os idosos sobre cuidados necessários e seus direitos. Durante o mutirão, os profissionais de saúde aplicaram conteúdos abordados na capacitação, como a estratificação de risco, permitindo definir priorizações para o cuidado ideal.

Planejamento Estratégico

Esses encontros fazem parte do PlanificaSUS Paraná, discutido no Planejamento Regional Integrado e programados na agenda estratégica do projeto “Envelhecer com Saúde no Paraná”. “O projeto tem como objetivo promover uma ampla reestruturação da Atenção Primária, com mudanças inovadoras no processo de trabalho das equipes e no perfil assistencial, visando o envelhecimento com autonomia, independência e qualidade de vida”, explicou Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde.

Estatísticas

De acordo com dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 1,9 milhão de pessoas acima de 60 anos residentes no Paraná. Na 7ª Regional de Saúde de Pato Branco, que abrange 15 municípios, vivem 44.734 idosos. Já na 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão, que cobre 27 municípios, são 66.968 idosos. A média da população idosa no estado é de 16,2% em relação ao total de habitantes.

Compromisso com a Saúde da Pessoa Idosa

Maria Goretti David Lopes enfatizou o compromisso contínuo da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) em promover ações que valorizem e cuidem da saúde da pessoa idosa. “A capacitação contínua dos profissionais da saúde e a realização de eventos como o mutirão são fundamentais para construir um sistema de saúde mais inclusivo e eficaz”, afirmou a diretora.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.