“Caravana Paraná Unido pelas Mulheres” leva ações e políticas públicas para a população feminina na Amsop

A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) sediou, no dia 16 de junho, a “Caravana Paraná Unido pelas Mulheres”, um evento organizado pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP). O objetivo foi apresentar ações e políticas públicas voltadas para a população feminina, além de promover palestras sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino.

O presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto, destacou a importância de abordar questões relevantes e demandas da região sudoeste por meio da associação. Ele ressaltou que, atualmente, as mulheres são maioria na sociedade e é fundamental pensar em políticas públicas e investimentos que proporcionem uma melhor qualidade de vida para essa parcela da população.

Segundo a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte, o objetivo é estruturar nos municípios um sistema de governança local, composto por um órgão específico, um fundo e conselhos municipais. Isso permitirá desburocratizar os programas oferecidos pelo governo estadual. Leandre explicou que é necessário criar um ambiente propício para que meninas e mulheres possam desenvolver seu potencial, além de garantir que o orçamento chegue aos municípios e financiar as ações que as prefeituras já realizam ou serão executadas pelo Estado.

Em março, o governador Ratinho Junior sancionou a lei que criou o Fundo Estadual dos Direitos da Mulher. No entanto, apenas 64 municípios paranaenses, o que representa 16% do total de 399 municípios do Paraná, possuem um fundo municipal dos direitos da mulher, de acordo com dados da secretaria. O presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, enfatizou que essas políticas garantem a valorização da sociedade feminina paranaense, considerando que existem cerca de seis milhões de mulheres no estado.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, ressaltou a importância de pensar nas mulheres em ações mais amplas, considerando seu papel na sociedade, seja no campo empresarial, social ou político.

O evento contou com a presença de 250 pessoas e teve a participação de autoridades como o presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto, o presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, acompanhado por sua esposa Rose Traiano, entre outros representantes.

Ouça as entrevistas abaixo:

Presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano

Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte

Presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos

você pode gostar também

Comentários estão fechados.